O Ministério da Educação (MEC) lançou oficialmente, nesta quarta-feira (9), o programa “Na Ponta do Lápis”, por meio da Portaria nº 502/2025. A iniciativa busca promover a educação financeira, fiscal, previdenciária e securitária nas redes públicas de ensino fundamental e médio, com atenção especial aos alunos do programa Pé-de-Meia.
Leia também:
Curso gratuito ensina língua inglesa com músicas dos Beatles
O programa foi criado para apoiar e articular as ações do governo federal voltadas à formação de estudantes para o exercício da autonomia e da cidadania crítica, com foco no fortalecimento da democracia e da inclusão social e econômica.
Educação financeira será integrada ao currículo escolar
O Na Ponta do Lápis reforça temas transversais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) relacionados à macroárea de economia. Além da formação dos estudantes, o programa também prevê:
Capacitação permanente de educadores
Orientação curricular específica
Divulgação de boas práticas
Monitoramento e avaliação contínua das ações
A adesão ao programa será voluntária, mediante assinatura de governadores, prefeitos ou representantes dos estados, Distrito Federal e municípios.
Comitê estratégico será formado por órgãos federais
Para apoiar a execução do programa, será criado um Comitê Estratégico com representantes do MEC e de outras instituições, como:
Ministério da Fazenda
Banco Central
Receita Federal
Ministério da Previdência
Caixa Econômica Federal
Comissão de Valores Mobiliários (CVM)
Superintendência de Seguros Privados (Susep)
Undime
Consed
O grupo será responsável por emitir orientações e recomendações para os planos de ação elaborados por estados e municípios.
O MEC também anunciou que novas normativas serão publicadas para garantir a implementação do programa em modalidades como educação especial, bilíngue de surdos, indígena, do campo e quilombola.
