O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta sexta-feira (11) que pode conversar com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobre a tarifa de 50% imposta às exportações brasileiras. No entanto, segundo ele, o diálogo não deve acontecer neste momento.
Leia também:
China critica tarifa de Trump sobre exportações do Brasil
“Talvez, em algum momento, eu possa falar com ele [Lula], mas não agora”, disse Trump durante entrevista na Casa Branca.
Além disso, Trump voltou a elogiar o ex-presidente Jair Bolsonaro, a quem chamou de “homem honesto, que ama o seu povo e é um negociador muito forte”.
Tarifa entra em vigor em agosto e gera tensão diplomática
A declaração acontece dois dias após Trump enviar uma carta oficial ao presidente Lula anunciando a imposição de tarifas de 50% sobre todas as exportações do Brasil para os EUA, com início previsto para 1º de agosto. O documento cita o ex-presidente Bolsonaro, réu por tentativa de golpe de Estado no Supremo Tribunal Federal (STF), e ainda menciona decisões judiciais brasileiras que afetam aliados dele residentes nos EUA.
Em resposta, Lula criticou a medida e defendeu a soberania brasileira. O presidente também afirmou que o governo recorrerá à Organização Mundial do Comércio (OMC) contra a decisão norte-americana, que foi considerada unilateral e desrespeitosa às regras do comércio internacional.
