Conecte com a gente

Olá, o que você está procurando?

Justiça

Casal de Mossoró é condenado após 30 anos de exploração

Tribunal de Justiça do RN manteve decisão que absolve Micarla de Sousa em ação de improbidade sobre contrato da Semana de Natal em Lisboa, de 2009.
Foto: Ilustrativa

A 7ª Turma do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5) manteve, por unanimidade, a condenação de um pastor evangélico e de uma professora por submeterem uma mulher a trabalho análogo à escravidão por mais de três décadas em Mossoró, no Rio Grande do Norte.

Leia também:
Homem investigado por estuprar criança de seis anos é preso na Grande Natal

O caso foi denunciado pelo Ministério Público Federal (MPF), que comprovou que a vítima, contratada ainda aos 16 anos, vivia na casa do casal, onde era obrigada a realizar jornadas exaustivas de trabalho doméstico sem remuneração, de domingo a domingo, inclusive feriados e sem direito a férias.

Jornada exaustiva e abusos

Apesar de o casal alegar que a mulher era tratada como filha, depoimentos e laudos técnicos revelaram que ela era a única responsável pelos cuidados da casa, dos filhos e netos dos condenados, vivendo sob condições degradantes. Em troca, recebia apenas moradia, comida, roupas e presentes. Além disso, a vítima relatou que sofreu abusos sexuais praticados pelo pastor durante dez anos.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

A decisão judicial fixou a pena de três anos e nove meses de reclusão para o pastor e dois anos e 11 meses para a professora, além do pagamento de multa.

Resgate e comprovação dos crimes

O resgate da vítima ocorreu em fevereiro de 2022, em operação conjunta da Subsecretaria de Inspeção do Trabalho, Ministério Público do Trabalho, Polícia Federal e Defensoria Pública da União, após denúncias anônimas.

Segundo o MPF, o pastor tinha plena ciência da ilegalidade, chegando a orientar a esposa a formalizar o vínculo trabalhista para evitar problemas futuros. O casal chegou a recolher contribuição previdenciária por alguns meses, mas manteve a vítima em situação de submissão por mais de 30 anos.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Notícias relacionadas

Natal

A Prefeitura do Natal lança, nesta quinta-feira (13), a campanha “Natal em Mosaico: Cada Vida, uma Peça Essencial”, em parceria com a Secretaria Municipal...

Cidades

A capital potiguar se prepara para receber, a partir desta quinta-feira (13), o 1º Congresso de Direito das Crianças, um dos eventos mais importantes...

Brasil

Projetos de lei que tentam restringir o aborto legal para crianças e adolescentes vítimas de violência sexual visam “espalhar pânico moral” e enfraquecer direitos...

Educação

A Redação do Enem 2025 tem como tema “Perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira”. O anúncio foi feito neste domingo (9) pelo ministro...

Publicidade

Copyright © 2025 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

X
AO VIVO