O Governo do Rio Grande do Norte propôs uma agenda oficial de diálogo com o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), marcada para a próxima segunda-feira (28), a ser conduzida pela governadora Fátima Bezerra. Até lá, a comunicação com o movimento será intermediada pela Secretaria do Desenvolvimento Rural e da Agricultura Familiar (Sedraf), sob responsabilidade do secretário Alexandre Lima.
Leia também:
BR-101 é bloqueada em Natal por protesto do MST nesta quarta (23)
A iniciativa surge após o bloqueio da BR-101 em Natal, realizado na tarde desta quarta-feira (23), durante protesto organizado pelo MST, como parte da Semana Camponesa, mobilização nacional que cobra a retomada de políticas públicas de reforma agrária.
A manifestação bloqueia totalmente o km 94 da BR-101, na capital potiguar. Equipes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) acompanham o ato e orientam o trânsito na região. Como alternativa, a PRF recomenda o uso do Anel Viário da UFRN e da Avenida Prudente de Morais.
Até o momento, o protesto ocorre de forma pacífica, mas sem previsão de liberação da rodovia.
MST cobra avanço da reforma agrária no RN e no país
De acordo com o MST, a mobilização no RN começou com uma marcha que saiu de Ceará-Mirim, passou por São Gonçalo do Amarante e chegou a Natal. O movimento afirma que as políticas de reforma agrária estão paralisadas, tanto no âmbito federal quanto estadual.
A Semana Camponesa já registra a ocupação de 20 sedes do Incra em diversas regiões do país e ocorre no contexto do Dia do Trabalhador e da Trabalhadora Rural, que será celebrado no próximo 25 de julho.
