Natal foi selecionada para participar do Estudo Nacional de Mobilidade Urbana (ENMU), iniciativa do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) em parceria com o Ministério das Cidades. A capital potiguar está entre as 21 regiões metropolitanas com população superior a 1 milhão de habitantes que serão contempladas no diagnóstico técnico, voltado à melhoria do transporte público de média e alta capacidades (TPC-MAC).
A proposta visa estruturar uma carteira de concessões e parcerias público-privadas (PPPs) que promovam investimentos e melhorias nos serviços públicos de mobilidade urbana. O estudo buscará mapear e propor soluções para a integração das redes de transporte, financiamento sustentável e gestão coordenada entre União, estados e municípios.
O foco é aumentar a eficiência do transporte coletivo, reduzir emissões de poluentes, melhorar o acesso a serviços e oportunidades, especialmente para a população mais vulnerável, e reduzir as desigualdades sociais. A rede de transporte da capital potiguar considerada de média e alta capacidade pode crescer dos atuais 3 km para 77 km, aumentando o percentual da população que vive a até 1 km de estações de transporte coletivo para 25,3%.
Além de Natal, também participam do estudo cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Recife, Fortaleza, Belo Horizonte, entre outras capitais e grandes centros urbanos do país.
LEIA TAMBÉM: FGTS vai pagar aos trabalhadores quase R$ 13 bi do lucro de 2024






















































