O resultado da interposição de recurso para atendimento especializado na primeira etapa da segunda edição de 2025 do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituições de Educação Superior Estrangeira (Revalida) já está disponível no Sistema Revalida.
Segundo o edital do Revalida 2025/2, quando a declaração ou o parecer médico enviado é aceito, o participante recebe tempo adicional de 60 minutos no dia da prova. Já em caso de reprovação, o candidato pode recorrer no ato da inscrição, mas não terá direito ao tempo extra nem ao uso de calculadora.
O que é Revalida
O Revalida avalia brasileiros e estrangeiros formados em medicina no exterior que desejam exercer a profissão no Brasil. O exame garante que esses profissionais tenham conhecimentos, habilidades e competências equivalentes aos exigidos dos médicos formados no país.
O exame não classifica instituições estrangeiras, mas busca assegurar a qualidade do atendimento médico prestado no Sistema Único de Saúde (SUS).
Provas e etapas
O Revalida é realizado em duas edições anuais e dividido em duas etapas: teórica e de habilidades clínicas. Só participa da segunda etapa quem for aprovado na primeira.
As provas da primeira etapa do Revalida 2025/2 serão aplicadas pelo Inep em 19 de outubro, nas capitais e no Distrito Federal. O conteúdo tem como referência a Diretriz Curricular Nacional do Curso de Medicina e normas da prática profissional em diferentes áreas, como atenção primária, ambulatorial, hospitalar, de urgência, de emergência e comunitária.
A prova aborda, de forma interdisciplinar, cinco grandes áreas da medicina: clínica médica, cirurgia, ginecologia e obstetrícia, pediatria, e medicina da família e comunidade (saúde coletiva).
Datas importantes – Revalida 2025/2
Divulgação da nota de corte: 13 de agosto
Envio da documentação da formação médica: 20 a 24 de outubro
Resultado da análise da documentação: 17 de novembro
Resultado dos recursos sobre a análise da documentação: 5 de dezembro
Divulgação do cartão de confirmação de inscrição: 9 de outubro
Aplicação da prova: 19 de outubro
Fonte: Agência Brasil
