O vice-secretário do Departamento de Estado dos Estados Unidos, Christopher Landau, criticou duramente a atuação do ministro do STF Alexandre de Moraes. Segundo Landau, Moraes destruiu a relação historicamente próxima entre Brasil e EUA, gerando um impasse diplomático sem precedentes.
Leia também:
Brasil envia militares como adidos para China
Em mensagem publicada no X (antigo Twitter), Landau não citou Moraes nominalmente, mas deixou claro que se refere ao magistrado recém-sancionado pelo Departamento do Tesouro americano. Ele destacou que a separação de poderes é essencial para a liberdade, mas alertou que o juiz brasileiro ultrapassou limites ao ameaçar autoridades de outros poderes com prisão e punições.
“Essa pessoa destruiu o relacionamento historicamente próximo do Brasil com os EUA, tentando aplicar a lei brasileira extraterritorialmente para silenciar indivíduos e empresas em solo americano”, afirmou o vice-secretário.
Impasse diplomático e judicial
Landau também criticou o fato de não ser possível negociar com um juiz, já que ele atua sob a pretensão de agir estritamente conforme a lei. “Estamos em um beco sem saída, onde o usurpador se esconde no Estado de Direito, enquanto os outros poderes dizem que são impotentes para agir”, declarou.
Ele ainda desafiou: “Se alguém puder citar um precedente na história em que um único juiz não eleito controlou o destino de uma nação, por favor, nos avise. Queremos retomar a amizade histórica com a grande nação do Brasil!”
