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Comitê lança 10 princípios para regulação de redes sociais no Brasil

CGI.br apresenta 10 princípios para orientar a regulação de redes sociais no Brasil, com foco em democracia, direitos e transparência.
Foto: Reprodução

Em meio ao debate nacional sobre o papel e as responsabilidades das plataformas digitais, o Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) apresentou, na última quinta-feira (14), o texto final dos Dez Princípios para a Regulação de Plataformas de Redes Sociais.

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O documento foi elaborado com participação multissetorial e submetido à consulta pública entre maio e junho deste ano. Durante o processo, o CGI.br recebeu cerca de 300 contribuições de todas as regiões do país, envolvendo comunidade acadêmica, governo, setor empresarial e terceiro setor.

Segundo a coordenadora do CGI.br, Renata Mielli, a proposta busca garantir que qualquer regulação fortaleça a democracia, proteja os direitos fundamentais e promova um ambiente digital seguro e transparente, sem impedir a inovação.

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Os dez princípios são:

  1. Estado democrático de direito, soberania e jurisdição nacional

  2. Direitos humanos, liberdade de expressão e privacidade

  3. Autodeterminação informacional

  4. Integridade da informação

  5. Inovação e desenvolvimento socioeconômico

  6. Transparência e prestação de contas

  7. Interoperabilidade e portabilidade

  8. Prevenção e responsabilidade

  9. Proporcionalidade regulatória

  10. Ambiente regulatório e governança multissetorial

Leia na integra os 10 Princípios para a Regulação de Plataformas de Redes Sociais.

O documento foi elaborado pelo Grupo de Trabalho sobre Regulação de Plataformas do CGI.br e servirá de base para a formulação de diretrizes regulatórias no país.

O CGI.br tem histórico de contribuição na criação de leis para a Internet, como o Marco Civil da Internet (Lei 12.965/2014), reconhecido internacionalmente.

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