O presidente da Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Cristiano Zanin, marcou para os dias 2, 3, 9, 10 e 12 de setembro o julgamento dos réus do “núcleo 1” ou “núcleo crucial” da Ação Penal (AP) 2668, que apura a tentativa de golpe de Estado.
Leia também:
Trama golpista: STF se prepara para julgamento de Bolsonaro e sete réus; veja próximos passos
Entre os réus está o ex-presidente Jair Bolsonaro, além do tenente-coronel Mauro Cid, do deputado federal Alexandre Ramagem, do almirante Almir Garnier, do ex-ministro da Justiça Anderson Torres e dos generais Augusto Heleno, Paulo Sérgio Nogueira e Walter Braga Netto.
As sessões extraordinárias ocorrerão nos dias 2, 3, 9 e 10 de setembro, das 9h às 12h, e no dia 12, das 14h às 19h. Também foram convocadas sessões ordinárias para as tardes de 2 e 9 de setembro.
O relator da AP 2668, ministro Alexandre de Moraes, solicitou as datas após o encerramento da instrução processual e o recebimento das alegações finais apresentadas pela Procuradoria-Geral da República (PGR) e pelas defesas.
Os réus respondem por tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, tentativa de golpe de Estado, participação em organização criminosa armada, dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado.
