Conecte com a gente

Olá, o que você está procurando?

Cidades

SEST SENAT Natal inicia a primeira turma da Escola de Motoristas para Mulheres

primeira turma da Escola de Motoristas para Mulheres, iniciativa do SEST SENAT Natal, reúne 24 alunas interessadas em ingressar no mercado.
Foto: Divulgação

Dona de casa, motorista de ônibus de turismo ou caminhoneira. A primeira turma da Escola de Motoristas para Mulheres, iniciativa do SEST SENAT Natal, reúne 24 alunas interessadas em ingressar no mercado de transporte de cargas pesadas e perigosas, como combustíveis. “O curso envolve teoria, segurança e prática para que elas concluam como profissionais qualificadas e habilitadas para dirigir vários tipos de carretas”, explica a instrutora de trânsito da entidade, Sheila Marinho.

Leia também:
CNH Popular 2025: saiba como fazer sua inscrição

Na cerimônia de abertura, a diretora da instituição, Cynthya Medeiros, comemorou a sala cheia e destacou o caráter pioneiro do projeto. “É a primeira turma de muitas que virão. É gratificante ver tantas mulheres dispostas a dar uma guinada na vida profissional em um setor ainda majoritariamente masculino”, afirmou. A capacitação é gratuita e inclui módulos como MOPP (Movimentação e Operação de Produtos Perigosos), NR 20 (Segurança no Trabalho com Inflamáveis), prática de direção veicular e o Smart Drive, voltado para uma condução segura e econômica.

Entre as participantes está a dona de casa Josadac Gomes, que não pensou duas vezes antes de se inscrever. “Meu sonho é pilotar um caminhão, uma carreta e estar no mercado de trabalho. Nós podemos”, disse, emocionada. Já Sinésia Davi de Oliveira vê no curso uma oportunidade de crescimento profissional. “Hoje eu dirijo ônibus de turismo e quero ser motorista de carreta”, contou.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Demanda

O presidente do Conselho Regional Nordeste II do SEST SENAT, da FETRONOR e vice-presidente da Confederação Nacional do Transporte (CNT), Eudo Laranjeiras, ressaltou que já há empresas potiguares interessadas nessa mão de obra. “Existe demanda e há mercado para as mulheres no setor de transporte”, afirmou.

Entre elas está a COMAV Transportes, que enviou representantes para acompanhar a abertura do curso, na noite desta segunda-feira (25), em Natal. “Estamos aqui para apoiar a iniciativa porque sabemos da força das mulheres e temos interesse em contratá-las. Já temos duas vagas garantidas, aguardando a conclusão do curso”, disse Heloyse Michelly, do RH da empresa.

Para Cynthya Medeiros, o programa representa mais do que uma formação profissional: “É uma oportunidade concreta de transformação de vida e de quebra de paradigmas em um setor historicamente masculino”.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Notícias relacionadas

Natal

Um motorista por aplicativo tem surpreendido passageiros em Natal com um ambiente totalmente natalino durante as corridas pela capital. A ideia criativa viralizou nas...

Carnatal

O Carnatal 2025 entra no seu terceiro dia neste domingo (7) com uma programação intensa, transmissões multiplataforma e reforço no time da TV Ponta...

Carnatal

O Carnatal 2025 teve seu segundo dia em clima de alegria e muita festa nesse sábado (6), os foliões foram ao delírio com as apresentações na...

Carnatal

O Carnatal 2025 entra no seu segundo dia neste sábado (6) com uma programação intensa, transmissões multiplataforma e reforço no time da TV Ponta...

Publicidade

Copyright © 2025 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

X
AO VIVO