José Vanildo da Silva, VP da CBF, e coordenador do grupo que trabalha para a reformulação na Copa do Nordeste, estará reunido nesta quinta-feira (18) na sede da CBF com dirigentes das federações nordestinas para tratar da “nova” Copa do Nordeste, que diferente do que vem acontecendo deve ser inserida no calendário junto com as demais competições e que será divulgado em outubro. Várias fórmulas devem ser debatidas, sendo que nenhuma conta com fase preliminar, que deverá ser extinta da competição.
No atual formato, a Copa do Nordeste é disputada por 28 clubes (16 na fase preliminar e 12 na diretamente na fase de grupos) e disputada em 13 datas-base. O acesso ao torneio é feito pelos campeonatos estaduais, que deverão ser realizados em até 11 datas por determinação da CBF, e pelo ranking de clubes da confederação. A quantidade de clubes por estado depende do ranking de federações.
O Diretor de Competições da CBF, Julio Avellar, disse em recente entrevista que “tem novidades ” sobre a Copa do Nordeste
” Temos hoje o vice-presidente da CBF, que é o José Vanildo, que coordena um trabalho de reformulação da Copa do Nordeste. Ou seja. Tem novidade que está por vir no calendário e a gente em breve deve divulgar”, afirmou o diretor, creditando a iniciativa à gestão do presidente da CBF, Samir Xaud.
