Um ataque russo em Kiev e outras cidades da Ucrânia matou pelo menos quatro pessoas e deixou dezenas de feridas neste domingo (28). A ofensiva durou mais de 12 horas e envolveu centenas de drones e mísseis, tornando-se um dos ataques mais intensos contra a capital desde o início da invasão em larga escala.
Leia também:
Trump envia tropas para Portland em resposta a protestos
Segundo o presidente Volodymyr Zelensky, além de Kiev, cidades como Zaporizhzhia, Kmenytsky, Sumy, Mykolaiv, Chernigov e Odessa também foram alvos. Entre as vítimas fatais está uma menina de 12 anos, enquanto ao menos 40 pessoas ficaram feridas na capital.
O exército ucraniano informou que a Rússia lançou 595 drones e 48 mísseis durante a noite, dos quais 568 drones e 43 mísseis foram interceptados pelas defesas aéreas. O ataque atingiu prédios residenciais, fábricas e um Instituto de Cardiologia, provocando danos significativos.
Na cidade de Zaporizhzhia, no sul do país, pelo menos 21 moradores ficaram feridos após um míssil atingir um prédio residencial, conforme relatou o governador Ivan Fedorov à Reuters. As equipes de emergência tratam os feridos e realizam buscas por vítimas em outras regiões afetadas.
Zelensky condenou a ação: “Este ataque vil ocorreu praticamente no final da semana da Assembleia Geral da ONU. Moscou quer continuar lutando e matando, e merece a mais dura pressão do mundo. Continuaremos a contra-atacar para privar a Rússia de suas fontes de receita e obrigá-la a recorrer à diplomacia”, disse o presidente ucraniano em postagem no X (antigo Twitter).
