Brasil

Careca do INSS tem prisão mantida por maioria no STF

Foto: Reprodução

A Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria, neste domingo (28), para manter a prisão preventiva de Antônio Carlos Camilo Antunes, conhecido como Careca do INSS. Além dele, o empresário Maurício Camisotti também continuará preso, segundo a decisão provisória do colegiado.

Leia também:
STF: Edson Fachin assumirá presidência nesta segunda (29)

Até o momento, os ministros Nunes Marques, Edson Fachin e André Mendonça votaram pela manutenção das detenções. Já o ministro Gilmar Mendes se declarou impedido de participar do julgamento. O ministro Dias Toffoli ainda não registrou seu voto, mas poderá fazê-lo até 3 de outubro, quando termina a sessão virtual.

STF decide sobre o Careca do INSS

Antunes e Camisotti foram presos pela Polícia Federal no último dia 12 de setembro, acusados de envolvimento em um esquema de descontos indevidos em aposentadorias e pensões do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS). Conforme as investigações, Camisotti seria sócio oculto de uma entidade beneficiária das fraudes.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Na mesma ação, batizada de Operação Sem Desconto, a PF cumpriu 13 mandados de busca e apreensão em endereços de São Paulo e Brasília. Segundo os investigadores, o objetivo era coletar provas sobre a estrutura que teria movimentado valores ilícitos com prejuízos a beneficiários do INSS.

Além disso, Antunes depôs na quinta-feira (25) à Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que investiga o caso. No depoimento, ele negou qualquer tentativa de obstrução às apurações e disse que sua prisão preventiva foi baseada em “mentiras” relatadas por um ex-parceiro comercial.

Ele também criticou a forma como passou a ser retratado desde o início das investigações. Segundo Antunes, a imprensa e adversários políticos o transformaram em “personagem fictício” ao reforçar o apelido de Careca do INSS.

Ouça a 95 Mais FM ao vivo

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Notícias relacionadas

Polícia

Um homem foi condenado pela Justiça Federal no Rio Grande do Norte a 8 anos e sete meses de prisão em regime inicialmente fechado...

Política

A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro afirmou nesta terça-feira (2) que respeita a opinião dos filhos do ex-presidente Jair Bolsonaro, mas que pensa diferente sobre a...

Política

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, autorizou novas visitas ao ex-presidente Bolsonaro preso na superintendência da Polícia Federal, em Brasília. A...

Saúde

O Ministério da Saúde confirmou neste domingo (30) um investimento de R$ 9,8 bilhões voltado à Adaptação do SUS, estratégia que prepara a rede...

Copyright © 2025 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

Sair da versão mobile