O Hospital Regional Monsenhor Antônio Barros, em São José do Mipibu, vai ter o atendimento ampliado para acolher a demanda de 27 municípios do Agreste e do Litoral Sul, com população estimada em 160 mil habitantes.
Leia também:
Vacina brasileira contra covid avança para fase final
A sinalização para o início do processo de convocação de aprovados em concurso público foi dada pela governadora Fátima Bezerra na quarta-feira (8), durante a entrega das obras de reforma e ampliação da unidade, que recebeu R$ 2,8 milhões em investimentos.
Ampliação e melhorias estruturais
Inaugurado em 1974, o hospital passa pela primeira grande reforma em 50 anos. As obras incluem a construção de 20 leitos de alojamento conjunto, reforma de uma ala com 29 leitos, modernização do laboratório, reestruturação do setor de nutrição e dietética e melhorias na área administrativa.
Com o reforço na estrutura, a unidade passa a fortalecer a rede materno-infantil do Rio Grande do Norte, consolidando-se como a terceira unidade com maior número de nascimentos no estado.
A reforma faz parte de um conjunto de ações para fortalecer a saúde pública no RN, impulsionado pelo PAC Saúde, lançado pelo governo federal em 2025.
As propostas aprovadas pelo Ministério da Saúde somam mais de R$ 170 milhões, prevendo a construção de novas Unidades Básicas de Saúde (UBS), Policlínicas, aquisição de equipamentos médicos, kits de telessaúde, ambulâncias e unidades móveis odontológicas.
O secretário de Saúde, Alexandre Motta, informou que 30 concursados serão convocados inicialmente para reforçar a equipe da unidade.
“Logo estaremos com a equipe completa. Em média, fazemos 300 partos por mês e temos um centro de atenção a mulheres vítimas de violência. O SUS está na vida de todos nós e precisa ser fortalecido”, afirmou o secretário.
