Conecte com a gente

Olá, o que você está procurando?

Saúde

Vacina brasileira contra covid avança para fase final

Conasems, Ministério da Saúde e Opas lançam curso gratuito e online sobre emergências na vacinação para profissionais de saúde.
Foto: Reprodução/Freepik

O Brasil está prestes a ter uma vacina contra a covid-19 totalmente nacional. O país publicou o primeiro artigo científico com os resultados dos testes de segurança da SpiN-TEC, que demonstram que o imunizante é seguro. Agora, a vacina entra na fase final de estudos clínicos, e a expectativa é que esteja disponível para a população até o início de 2027.

Leia também:
Portugal envia ao Brasil antídoto contra metanol

Desenvolvida pelo Centro de Tecnologia de Vacinas (CT-Vacinas) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em parceria com a Fundação Ezequiel Dias (Funed), a SpiN-TEC recebeu recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT), gerido pela Finep.

De acordo com o pesquisador Ricardo Gazzinelli, coordenador do CT-Vacinas, o imunizante apresentou menos efeitos colaterais do que a vacina da Pfizer.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

“A vacina se mostrou imunogênica, capaz de induzir a resposta imune em humanos, e manteve o perfil de segurança. Na verdade, apresentou até menos reações adversas do que a vacina da Pfizer”, destacou Gazzinelli.

A SpiN-TEC adota uma estratégia inovadora, baseada na imunidade celular, que prepara o organismo para reconhecer e destruir células infectadas. Essa abordagem mostrou-se eficaz contra variantes da covid-19 em ensaios com animais e dados preliminares em humanos.

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) investiu R$ 140 milhões no desenvolvimento do imunizante, por meio da RedeVírus, apoiando todas as etapas — dos testes pré-clínicos às fases clínicas 1, 2 e 3.

A fase 1 envolveu 36 voluntários de 18 a 54 anos e avaliou a segurança da vacina em diferentes dosagens. Já a fase 2 contou com 320 voluntários. Agora, os pesquisadores aguardam autorização da Anvisa para iniciar a fase 3, com cerca de 5,3 mil voluntários em todo o país.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Para Gazzinelli, a SpiN-TEC representa um marco na autonomia científica do Brasil.

“O país tem um ecossistema quase completo de vacinas, mas faltava transformar pesquisas acadêmicas em ensaios clínicos nacionais. Essa é a primeira vacina idealizada e testada inteiramente no Brasil”, afirmou.

O pesquisador ressalta que o projeto fortalece a capacidade de inovação em saúde pública. “Isso agrega uma expertise que não tínhamos e abre caminho para o desenvolvimento de outros insumos da área da saúde”, completou.

Caso a SpiN-TEC seja aprovada em todas as etapas, a previsão é que chegue ao SUS até 2027.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.
Outras pesquisas

Criado em 2016, o CT-Vacinas é uma parceria entre a UFMG, a Fiocruz Minas e o Parque Tecnológico de Belo Horizonte. O centro conta com cerca de 120 pesquisadores, estudantes e técnicos.

Além da vacina contra a covid-19, o grupo desenvolve imunizantes contra malária, leishmaniose, doença de Chagas e monkeypox.

“Vacinas realmente protegem e salvam vidas. Quanto mais pessoas vacinadas, mais segura está a população”, reforçou Gazzinelli.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Notícias relacionadas

Saúde

A resistência aos antimicrobianos está no centro da Semana Mundial de Conscientização, realizada de 18 a 24 de novembro. A mobilização global reforça o...

Saúde

O Hospital Universitário Onofre Lopes (Huol-UFRN), da Rede Ebserh, comemora 20 anos da cirurgia bariátrica Huol, marco que transformou a instituição em referência na...

Saúde

Os compostos bioativos do café são elementos eficazes contra as células tumorais de câncer de próstata, de acordo com um estudo da Faculdade de Nutrição da Universidade Federal...

Saúde

A Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia do Rio Grande do Norte (SBEM-RN) realiza, durante todo o mês de novembro, uma mobilização sobre a...

Publicidade

Copyright © 2025 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

X
AO VIVO