Conecte com a gente

Olá, o que você está procurando?

Polícia

Tiroteios no Rio de Janeiro chegam a quase 800 em 2025

Foto: Tânia Rêgo

O Rio de Janeiro registrou quase 800 tiroteios durante ações policiais apenas em 2025, aponta levantamento do Instituto Fogo Cruzado. De acordo com o estudo, 762 confrontos foram registrados na região metropolitana, resultando em 634 pessoas baleadas, das quais 270 morreram.

Leia também:
Lutador de jiu-jitsu é preso por agredir companheira

Além disso, o levantamento mapeou a incidência das chamadas “chacinas policiais”, quando três ou mais pessoas morrem em uma única ação. Até outubro, 26 casos foram registrados, o que corresponde a uma média de uma chacina a cada 12 dias.

Confrontos recentes e repercussão

A mais recente operação ocorreu em 10 de outubro, envolvendo 15 comunidades do Rio de Janeiro e Duque de Caxias. Sete homens, apontados como integrantes do Comando Vermelho, foram mortos a tiros, seis deles no Morro do Juramento, na zona norte da capital. Segundo a polícia, os suspeitos portavam fuzis e granadas.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

O delegado licenciado e deputado estadual Carlos Augusto Nogueira (PL) defende que os agentes de segurança precisam exercer o direito à legítima defesa. “Ele vai atirar na medida em que atiram nele. Então, é possível que haja mais mortes quando há mais confrontos”, afirmou.

No entanto, Nogueira alerta que a redução de mortes, principalmente de inocentes, deve ser prioridade. “É preciso agir pontualmente para retirar aqueles bandidos sem trocas de tiros. Isso mancha qualquer política de segurança pública”, completou.

Por outro lado, o sociólogo Ignácio Cano sugere mudanças estruturais nas forças de segurança. “Uma polícia que deveria reduzir os tiroteios protagoniza os tiroteios dentro de uma lógica de guerra. Essas mortes não mudam rigorosamente nada”, disse Cano, reforçando a necessidade de novas estratégias de combate à violência urbana.

Ouça a 95 Mais FM ao vivo

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Notícias relacionadas

Direitos Humanos

Os feminicídios no Brasil voltaram ao centro do debate público neste domingo (7), quando milhares de pessoas participaram do Levante Mulheres Vivas em Brasília....

Política

A reta final do Congresso promete uma semana intensa em Brasília. Depois da aprovação da LDO, parlamentares retomam as atividades com uma agenda cheia...

Polícia

Neste domingo (7), dois criminosos armados invadiram o prédio da Biblioteca Mário Andrade, no centro de São Paulo, e levaram obras de arte.  A...

Política

Flávio Bolsonaro preço passou a dominar a discussão política deste domingo (7) depois que o senador admitiu publicamente que pode desistir de sua pré-candidatura...

Publicidade

Copyright © 2025 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

X
AO VIVO