A Marinha do Brasil iniciou, na última quinta-feira (17), a instalação de uma base expedicionária em Lajes-RN, onde cerca de 130 militares do 3º Batalhão de Operações Litorâneas de Fuzileiros Navais (3ºBtlOpLitFN), sediado em Natal, participam de treinamentos e ações sociais até o dia 29 de outubro.
Leia também:
Parnamirim ganha espaço de leitura, ciência e sustentabilidade
O exercício militar inclui o 4º Estágio de Operações na Caatinga e o apoio ao Curso Especial de Comandos Anfíbios, que capacita os participantes a operar no bioma semiárido nordestino. A Caatinga impõe desafios extremos, como altas temperaturas diurnas, noites frias, vegetação espinhosa e escassez de alimentos e água, testando os limites físicos e psicológicos dos combatentes.
Pela primeira vez, o estágio conta com a participação de uma mulher. A soldado Da Cruz foi aprovada em rigorosos testes físicos e agora integra o grupo de militares que enfrentam as condições adversas da região.
Ações sociais e apoio à população
Além dos treinamentos, a Marinha do Brasil realiza uma Ação Cívico-Social em parceria com a Prefeitura de Lajes. A iniciativa inclui distribuição de água para famílias afetadas pela seca e atividades culturais abertas ao público.
Na sexta-feira (24), às 20h, a Banda de Música do Comando do 3º Distrito Naval fará uma apresentação na Praça Central do município. No sábado (25), a programação continua no bairro Boa Esperança, com ações voltadas às crianças promovidas pelas Voluntárias Cisne Branco, além de atendimentos médicos e odontológicos realizados por equipes do Hospital Naval de Natal.
