A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) reforçou o alerta de que glitter composto por polipropileno micronizado (PP) — um tipo de plástico presente em alguns pós decorativos — não está autorizado para uso em produtos alimentícios, sejam eles preparados artesanalmente ou industrializados.
O alerta foi emitido após o canal no YouTube Almanarque SOS divulgar que muitos estabelecimentos expõem glitters decorativos ao lado de produtos comestíveis, confundindo consumidores e confeiteiros.
A agência esclarece que qualquer pó brilhante, pigmento ou glitter que contenha polipropileno micronizado deve ser utilizado apenas em objetos decorativos não comestíveis, como cenários e decorações temáticas de festas. O uso desses materiais em doces, bolos e bebidas é considerado irregular e pode gerar autuações sanitárias.
De acordo com a Anvisa, o uso de materiais plásticos em confeitaria representa risco à saúde. Esses produtos podem conter substâncias que não são metabolizadas pelo organismo e, ao serem ingeridas, provocam possíveis danos ao sistema digestivo.
LEIA TAMBÉM: ABC anuncia mais um reforço para a temporada 2026
