O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou, na madrugada deste sábado (25), que aguarda uma reunião com Donald Trump para discutir o impasse comercial entre Brasil e Estados Unidos. O encontro deve ocorrer durante a 47ª cúpula da Associação das Nações do Sudeste Asiático (Asean), realizada na Malásia.
Leia também:
Reforma administrativa avança com PEC protocolada na Câmara
Lula declarou que está confiante em encontrar uma solução a tarifaço, imposto pelos Estados Unidos desde o início de agosto. O aumento de 50% nas tarifas de importação sobre produtos brasileiros provocou tensões diplomáticas e pressões do setor exportador nacional.
“Espero que ‘role’. Eu vim aqui e estou à disposição para que a gente possa encontrar uma solução”, afirmou o presidente, em entrevista coletiva concedida em frente ao hotel onde está hospedado, em Kuala Lumpur.
Trump sinaliza possibilidade de acordo sobre tarifas
Durante o voo rumo à Malásia, o presidente norte-americano Donald Trump declarou, pela primeira vez, que pode reconsiderar o aumento das tarifas aplicadas aos produtos brasileiros. “Sim, sob as circunstâncias certas, com certeza”, respondeu o republicano ao ser questionado por jornalistas no Air Force One.
Além disso, Trump confirmou que deve se reunir com Lula neste domingo (26). “Acho que vamos nos encontrar novamente. Nós nos encontraremos brevemente nas Nações Unidas”, disse.
Segundo o governo brasileiro, não há condições prévias impostas por nenhum dos lados para iniciar as negociações. Lula destacou que mantém otimismo e que o diálogo direto é o melhor caminho para restabelecer o equilíbrio comercial entre os dois países.






















































