O homem que assediou a presidente do México, Claudia Sheinbaum, estaria ligado a pelo menos outros dois casos de abuso, segundo as autoridades da Cidade do México. O momento da agressão sexual contra a presidente, ocorrido na terça-feira (4), foi registrado em vídeo e viralizou nas redes sociais.
Após a prisão do homem, de 33 anos, a Secretaria de Segurança Cidadã (SSC) revelou que ele já possui denúncias de assédio. Segundo o relatório da Secretaria, o homem agrediu sexualmente outras duas mulheres no mesmo dia. Uma no Centro Histórico (mesmo lugar onde a presidente foi vítima) e a outra nas ruas de Tacuba e Bolívar.
O assédio sexual é crime previsto no Código Penal da Cidade do México, punível com até três anos de prisão. A presidente apresentou uma denúncia formal de assédio e o homem foi preso, encaminhado à Procuradoria de Crimes Sexuais da Cidade do México.
“Apresentei uma queixa porque isso é algo que vivenciei como mulher, mas é algo que as mulheres em nosso país vivenciam. Já passei por isso antes, quando não era presidente, quando era estudante. Assédio é crime na Cidade do México ”, declarou Claudia Sheinbaum em sua coletiva de imprensa na manhã dessa quarta-feira (5).
Ela disse ainda que não mudará sua equipe de segurança após o assédio que sofreu, pois não pretende se distanciar do povo: “Não pretendo reforçar a segurança.” “Se isso acontece com o presidente caminhando na rua, o que não acontece com outras mulheres, mulheres jovens?”
A líder federal afirmou que o homem preso estava sob efeito de drogas ou álcool, e criticou a ampla divulgação do vídeo: “Há coisas que têm limites”, declarou, observando que isso constitui revitimização.
Presenté una denuncia por el episodio de acoso que viví ayer en la Ciudad de México. Debe quedar claro que, más allá de ser presidenta, esto es algo que viven muchas mujeres en el país y en el mundo; nadie puede vulnerar nuestro cuerpo y espacio personal.
Revisaremos la… pic.twitter.com/jcs6FweI6q
— Claudia Sheinbaum Pardo (@Claudiashein) November 5, 2025
O que aconteceu?
Um homem foi preso após assediar sexualmente a presidente do México, Claudia Sheinbaum, enquanto ela estava a caminho de um evento no Centro Histórico da Cidade do México.
O momento foi registrado por testemunhas. O vídeo mostra quando o homem tenta beijar o pescoço de Sheinbaum, que cumprimentava apoiadores. Em seguida, ele abraça a presidente por trás e encosta as mãos nos seios dela. Membros da equipe de Sheinbaum logo afastam o homem, que continua tentando se aproximar da chefe de Estado.
O crime foi registrado na tarde de terça-feira e já havia sido condenado pela ministra das Mulheres do país, Citlali Hernández.
Em nota publicada no X, a ministra condenou o episódio e criticou a “visão sexista” de décadas que resulta na “normalização, por alguns homens, da invasão do nosso espaço pessoal e/ou dos nossos corpos”.






















































