Conecte com a gente

Olá, o que você está procurando?

Política

CPMI do INSS rejeita convocar Lulinha e Messias

CPMI do INSS rejeita convocar Lulinha e Jorge Messias. Governo acusa oposição de desviar o foco; Moro critica decisão da maioria da comissão.
Foto: © Lula Marques/Agência Brasil

Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) rejeitou, nesta quinta-feira (4), os pedidos da oposição para convocar Fábio Lula da Silva, o Lulinha, e o advogado-geral da União, Jorge Messias. As votações reforçaram o embate político em torno da investigação sobre desvios no órgão.

Leia também:
Potiguar Abraão Lincoln é preso na CPMI do INSS por falso testemunho

Por 19 votos a 12, os membros da comissão recusaram o requerimento para convocar Lulinha. O pedido para ouvir Jorge Messias também foi derrubado, por 19 votos a 11.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Durante a sessão, o líder do governo na CPMI, deputado Paulo Pimenta (PT-RS), afirmou que a oposição tenta “tirar o foco” dos desvios no INSS para criar palanque político e atacar o governo. Segundo ele, não existe qualquer prova que vincule o filho do presidente às irregularidades.

Pimenta também afirmou que irá processar parlamentares que fizerem acusações sem evidências.

“Alerto que vão responder criminalmente e civilmente por cada acusação sem prova”, declarou.

Reportagens divulgadas nesta quinta apontaram possível citação a Fábio Lula da Silva no escândalo, baseada no depoimento de uma suposta testemunha. Porém, Pimenta classificou a fonte como “desacreditada” e cobrou documentos que sustentem a denúncia.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.
Oposição pressiona por investigação

O senador Sergio Moro (União-PR) defendeu a convocação de Lulinha e criticou a decisão da maioria da comissão. Para ele, rejeitar os requerimentos “beira a prevaricação”.

Base governista reage à convocação de Messias

A oposição também tentou convocar o advogado-geral da União, Jorge Messias, recentemente indicado pelo presidente Lula para o Supremo Tribunal Federal (STF). Entretanto, governistas afirmaram que o pedido é mais uma tentativa de desviar o foco da investigação.

A senadora Eliziane Gama (PSD-MA) afirmou que o requerimento é uma “provocação” e destacou que AGUs do governo Bolsonaro não foram chamados pela oposição.

Já a deputada Coronel Fernanda (PL-MT), autora do pedido, disse que Messias tem papel estratégico na defesa do erário e deveria explicar o acompanhamento da AGU sobre o caso.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Apesar disso, o requerimento foi rejeitado.

Com informações da Agência Brasil

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Notícias relacionadas

Política

O projeto da anistia voltou a dominar as conversas nos bastidores de Brasília após o relator Paulinho da Força afirmar, nesse domingo (7), que...

Direitos Humanos

Os feminicídios no Brasil voltaram ao centro do debate público neste domingo (7), quando milhares de pessoas participaram do Levante Mulheres Vivas em Brasília....

Política

A reta final do Congresso promete uma semana intensa em Brasília. Depois da aprovação da LDO, parlamentares retomam as atividades com uma agenda cheia...

Política

Flávio Bolsonaro preço passou a dominar a discussão política deste domingo (7) depois que o senador admitiu publicamente que pode desistir de sua pré-candidatura...

Publicidade

Copyright © 2025 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

X
AO VIVO