Conecte com a gente

Olá, o que você está procurando?

Economia

Microempreendedores excluídos do Simples Nacional têm até 31 de janeiro para regularizar pendências

Microempreendedores excluídos do Simples Nacional têm até 31 de janeiro para regularizar pendências e solicitar reenquadramento no regime simplificado.
Foto: Freepik

Os microempreendedores individuais (MEIs) que foram excluídos do Simples Nacional e desenquadrados do Simei têm até o dia 31 de janeiro para regularizar pendências e solicitar o retorno ao regime simplificado. O procedimento é necessário para que o empreendedor possa voltar a atuar formalmente como MEI no ano-calendário vigente.

Leia também:
8 em cada 10 brasileiros usam IA para aprender algo novo

Segundo o Ministério do Empreendedorismo, o prazo é final e, caso não seja cumprido, o reenquadramento só poderá ser solicitado novamente no próximo ano.

Consulta ao CNPJ é o primeiro passo

O primeiro passo é verificar a situação do CNPJ no Portal do Simples Nacional. Se constar como “não optante pelo Simples Nacional” e “não enquadrado no Simei”, o empreendedor deve identificar os motivos da exclusão.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Na maioria dos casos, o desenquadramento ocorre por débitos tributários ou outras pendências junto à Receita Federal, aos estados ou aos municípios.

Regularização fiscal é obrigatória

Após identificar as pendências, o MEI deve regularizar a situação fiscal. O procedimento pode incluir o pagamento à vista ou o parcelamento dos débitos.

A verificação e a regularização devem ser feitas no e-CAC da Receita Federal, com acesso pela conta Gov.br. Somente depois da quitação ou negociação das dívidas é possível avançar para a etapa seguinte.

Pedido de reenquadramento deve seguir duas etapas

Concluída a regularização, o empreendedor deve solicitar a opção pelo Simples Nacional no portal oficial do regime.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Após o deferimento, é necessário realizar o pedido de reenquadramento no Simei.
As análises ocorrem de forma sequencial, e o retorno ao MEI depende, obrigatoriamente, da aprovação prévia no Simples Nacional.

Acompanhamento deve ser diário

O Ministério do Empreendedorismo orienta que o acompanhamento do pedido seja feito diariamente nos sistemas oficiais. Caso surjam novas pendências durante a análise, elas devem ser resolvidas dentro do prazo legal.
Se o pedido não for realizado até 31 de janeiro, o empreendedor só poderá solicitar o retorno ao regime no ano seguinte.

Notícias relacionadas

Economia

O sistema eSocial ficará fora do ar nesta quarta-feira (21) para a realização de uma manutenção técnica programada. Durante o período, todos os ambientes...

Economia

A Receita Federal voltou a negar a existência de taxação do Pix e desmentiu informações falsas que circulam nas redes sociais sobre suposto monitoramento...

Política

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou, com vetos, a lei que institui o Código de Defesa do Contribuinte, cria benefícios para bons...

Brasil

A contribuição do MEI 2026 passou de R$ 75,90 para R$ 81,05 por mês a partir desta quinta-feira (1º). O reajuste ocorreu porque o...

Publicidade

Copyright © 2025 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

X
AO VIVO