Conecte com a gente

Olá, o que você está procurando?

Saúde

Sesap confirma caso de Candida auris em hospital de Natal

Sesap confirma caso do fungo Candida auris em paciente internado no Hospital Walfredo Gurgel, em Natal. Homem está isolado e em monitoramento.
Foto: Ilustrativa/Reprodução

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) confirmou a identificação de um caso do fungo Candida auris em um paciente internado no Hospital Central Coronel Pedro Germano, em Natal. A confirmação ocorreu após a realização de dois exames no Laboratório Central do Estado (Lacen). O homem permanece em isolamento, em tratamento por outra enfermidade, e não apresenta, até o momento, agravamento relacionado à infecção pelo fungo.

Leia também:
Conselho Federal de Enfermagem autoriza prescrição de antibióticos por enfermeiros no Brasil

Monitoramento e medidas de contenção

De acordo com a Sesap, as equipes do hospital estão adotando protocolos rigorosos de controle de infecção para evitar a contaminação de outros pacientes e de profissionais de saúde.

As equipes de vigilância em saúde também realizam o monitoramento e o rastreio do caso, com acompanhamento contínuo da unidade hospitalar.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Segundo a secretaria, a transmissão do fungo ocorre apenas por contato direto, não apresentando alto nível de contaminação aérea ou ambiental.

O que é o Candida auris

Conhecido como “superfungo”, o Candida auris tem gerado preocupação em escala mundial por causa da sua alta resistência aos medicamentos antifúngicos e da facilidade de disseminação em ambientes hospitalares.

No Brasil, o primeiro registro da infecção ocorreu em Salvador, em 2020, durante o período mais crítico da pandemia de Covid-19.

Na época, a superlotação das Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) e a dificuldade dos serviços de saúde em manter integralmente os protocolos de controle de infecções contribuíram para o surgimento e a disseminação do fungo.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.
Risco maior em ambientes hospitalares

Especialistas alertam que o Candida auris representa maior risco para pacientes internados em estado grave, especialmente aqueles que utilizam cateteres, respiradores ou apresentam imunidade comprometida.

A Sesap reforçou que segue acompanhando o caso e adotando todas as medidas preventivas necessárias para evitar a propagação do fungo na rede hospitalar do estado.

Notícias relacionadas

Saúde

A saúde pública do Rio Grande do Norte encerrou 2025 com um recorde histórico. Ao longo do ano, o estado realizou 426 transplantes, o...

Saúde

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou, nesta quarta-feira (21), a apreensão e a proibição da tirzepatida das marcas Synedica e TG, além...

Saúde

Teve início na segunda-feira (19), na sede do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência Dr. Enildo Alves, em Natal, o Curso APH 40, capacitação...

Saúde

O SUS vacinará profissionais de saúde contra dengue a partir do dia 9 de fevereiro, conforme anunciou neste domingo (18) o ministro da Saúde,...

Publicidade

Copyright © 2025 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

X
AO VIVO