O prefeito Paulinho Freire (União Brasil) sancionou a Lei nº 8.142, que institui o Dia do(a) Secretário(a) e do(a) Tesoureiro(a) Evangélico(a) no Calendário Oficial de Eventos do Município de Natal. A publicação ocorreu nesta quarta-feira (24) e determina que a celebração aconteça anualmente em 30 de setembro.
A Câmara Municipal de Natal aprovou a proposta por unanimidade em maio deste ano. A vereadora Camila Araújo (PL) apresentou o projeto com o objetivo de reconhecer o trabalho desenvolvido por secretários e tesoureiros que atuam na organização administrativa das igrejas evangélicas.
Projeto busca reconhecer atuação administrativa nas igrejas
Segundo a justificativa da proposta, esses profissionais desempenham funções importantes para o funcionamento das instituições religiosas. Entre as atividades exercidas estão a organização administrativa, o controle financeiro e o suporte às ações desenvolvidas pelas igrejas.
Além disso, o texto destaca que, embora já exista uma data dedicada ao Dia do Pastor, ainda não havia uma homenagem específica destinada aos integrantes responsáveis pela gestão interna das instituições religiosas.
A vereadora apresentou o projeto em 3 de abril de 2025. Posteriormente, a Câmara Municipal aprovou a iniciativa sem votos contrários.
Data escolhida faz referência a Lillian Sholes
A legislação estabelece o dia 30 de setembro como data oficial da celebração. A escolha faz referência ao nascimento de Lillian Sholes, apontada no projeto como a primeira mulher a utilizar uma máquina de datilografia em público.
Além disso, a justificativa menciona que o Brasil é um Estado laico, mas possui uma população majoritariamente cristã e registra o crescimento do segmento evangélico ao longo dos anos.
Dessa forma, a proposta busca estimular o reconhecimento daqueles que atuam na administração e na organização das atividades religiosas.
Natal já criou outra data voltada ao segmento evangélico
Recentemente, o município também sancionou a Lei nº 8.134, que criou o Dia da Esposa do Pastor Evangélico. A celebração acontecerá anualmente no primeiro domingo de março.
Assim como a nova legislação, esse projeto também é de autoria da vereadora Camila Araújo.



















































