O filme brasileiro “Ainda estou aqui” conquistou o prêmio de melhor roteiro no prestigiado Festival Internacional de Cinema de Veneza, que encerrou sua 81ª edição neste sábado (7). O longa-metragem dirigido por Walter Salles narra o sequestro do deputado Rubens Paiva durante a ditadura militar, sob a perspectiva de sua esposa, Eunice Paiva. O roteiro premiado, escrito por Murilo Hauser e Heitor Lorega, foi inspirado no livro de Marcelo Rubens Paiva, filho do casal.
O elenco conta com as renomadas atrizes Fernanda Montenegro e Fernanda Torres, mãe e filha na vida real, além do ator Selton Mello. O filme emocionou a audiência em Veneza, sendo aplaudido por quase dez minutos após sua exibição. A narrativa envolvente e a força do tema, baseado em fatos reais, receberam elogios da crítica internacional.
O grande vencedor do festival, que levou o Leão de Ouro, foi *The Room Next Door*, do aclamado diretor Pedro Almodóvar. Mesmo assim, o reconhecimento a *Ainda estou aqui* reafirma o talento do cinema brasileiro em produzir obras impactantes e universalmente relevantes.
Veja quem foram os vencedores do Festival de Veneza de 2024:
- The Room Next Door, de Pedro Almodóvar – Melhor filme (Leão de Ouro)
- Vermiglio, de Maura Delpero – Grande Prêmio do Júri
- The Brutalist, por Brady Corbet – Melhor diretor (Leão de Prata)
- April, de Dea Kulumbegashvili – Prêmio especial do júri
- Ainda Estou Aqui, por Murilo Hauser e Heitor Lorega – Melhor roteiro
- Babygirl, Nicole Kidman – Melhor atriz (prêmio Coppa Volpi)
- The Quiet Son, Vincent Lindon – Melhor ator (prêmio Coppa Volpi)
- And their Children After Them, Paul Kirchner – Melhor ator jovem (prêmio Marcello Mastroianni)