O Ministério da Educação (MEC) estendeu até às 23h59 desta segunda-feira (2) o prazo de inscrições para as vagas remanescentes do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) relativas ao segundo semestre de 2024. Inicialmente, o prazo encerraria na última sexta-feira (29).
Como se inscrever
As inscrições devem ser realizadas exclusivamente pela internet, no Portal Acesso Único ao Ensino Superior, dentro do módulo do Fies. Para acessar, o estudante precisa utilizar seu CPF e senha no sistema do Gov.br, o portal único de serviços digitais do governo federal.
O resultado da pré-seleção será divulgado na próxima quarta-feira (4), em chamada única, com a lista de classificados e candidatos em lista de espera.
Quem pode participar
Conforme o edital, as vagas são destinadas exclusivamente a estudantes já matriculados em cursos superiores. Aqueles que já concluíram o semestre letivo devem ter aproveitamento de pelo menos 75% das disciplinas cursadas.
Os candidatos também precisam atender aos seguintes critérios:
- Ter realizado o Enem a partir de 2010, com média mínima de 450 pontos nas provas e nota superior a zero na redação.
- Possuir renda familiar mensal bruta de até três salários mínimos por pessoa (R$ 4.236 em 2024).
- Prioridades para ações afirmativas
- Nesta edição, estudantes autodeclarados pretos, pardos, indígenas, quilombolas, pessoas com deficiência (PCD) e aqueles inscritos no CadÚnico têm prioridade nas vagas remanescentes.
O Fies Social, criado este ano, busca atender principalmente estudantes com renda familiar de até meio salário mínimo por pessoa (R$ 706 em 2024).
O que é o Fies?
Desde sua criação em 2001, o Fies tem democratizado o acesso ao ensino superior, oferecendo financiamento de mensalidades para estudantes de instituições privadas bem avaliadas pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).
O programa oferece condições especiais de pagamento, incluindo taxas de juros reduzidas e, em alguns casos, juros zero. O pagamento começa somente após a conclusão do curso, de acordo com a renda do beneficiário.