Os mais de 86 mil candidatos pré-selecionados na segunda chamada do Programa Universidade para Todos (Prouni) do primeiro semestre de 2025 devem apresentar a documentação comprobatória até o dia 17 de março. Os documentos precisam ser entregues diretamente à instituição de ensino superior para a validação das informações prestadas no momento da inscrição.
Leia também:
UFRN abre concurso com mais de 50 vagas. Inscrições começam na segunda-feira (10)
Como consultar o resultado
O resultado da segunda chamada foi divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) na última sexta-feira (28) e pode ser acessado no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior do Prouni. O acesso ao sistema é feito por meio da conta Gov.br.
O Prouni concede bolsas de estudo em instituições privadas de ensino superior, sendo elas integrais (100%) ou parciais (50%) sobre o valor da mensalidade.
Envio da documentação
Cada instituição de ensino define a forma de recebimento dos documentos, podendo ser presencialmente ou de forma virtual. Em nenhuma hipótese pode ser cobrada taxa pelo processo. Os candidatos devem ficar atentos aos horários e locais estabelecidos pela instituição para a conferência das informações.
A não apresentação da documentação ou o descumprimento do prazo resulta na eliminação automática do candidato do processo seletivo.
Além disso, algumas instituições podem aplicar um processo seletivo próprio para os pré-selecionados. No entanto, o MEC estabelece que os critérios não podem ser mais rígidos do que os aplicados aos demais candidatos dos processos seletivos regulares.
Prouni 2025: números e estatísticas
Nesta edição, o Prouni ofereceu 338.444 bolsas de estudo em 403 cursos de 1.031 instituições privadas de ensino superior em todo o país. Do total, 203.539 bolsas foram integrais e 134.905 parciais.
A procura pelo programa foi alta: quase 1,5 milhão de inscrições foram registradas para o Prouni 2025/1. Na primeira chamada, divulgada no início de fevereiro, 197.080 estudantes foram pré-selecionados.
Próximas etapas: lista de espera
Os candidatos que não foram contemplados nas duas chamadas do Prouni 2025 ainda terão a chance de participar da lista de espera.
O período para manifestar interesse na lista de espera será nos dias 26 e 27 de março, por meio do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. O resultado da lista de espera será disponibilizado no dia 1º de abril no mesmo site.
