Conecte com a gente

Olá, o que você está procurando?

Saúde

Hospital Walfredo Gurgel reduz ocupação nos corredores após meses de superlotação, afirma Sesap

Foto: Sesap RN

O Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel, maior unidade pública de saúde do Rio Grande do Norte, registrou uma redução na ocupação dos corredores, especialmente no setor de politraumas. Desde o dia 23 de fevereiro, a necessidade de acomodar pacientes nesses espaços foi eliminada, segundo a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap).

Leia também:
Obras de ampliação do Hospital Regional de Macaíba são entregues pelo Governo do Estado

Uma das principais medidas que contribuíram para esse cenário foi a criação de um serviço de ortopedia no Hospital Regional Alfredo Mesquita Filho, em Macaíba. Implantado em 7 de fevereiro, o setor atende casos de baixa e média complexidade de seis municípios da Região Metropolitana de Natal. Em menos de 20 dias de funcionamento, já foram registrados mais de 210 atendimentos, aliviando a pressão sobre o Walfredo Gurgel. Além disso, a unidade passou a oferecer cirurgias ortopédicas desde 25 de fevereiro, impactando ainda mais na redução da superlotação.

No último sábado (1º), o diretor do Walfredo Gurgel, Geraldo Neto, destacou que a unidade chegou a zerar a ocupação do segundo corredor do hospital, um avanço considerado marcante. “O esvaziamento do corredor principal da unidade começou no dia 23, ou seja, hoje faz sete dias que estamos com o corredor do politrauma zerado”, afirmou.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

A diminuição da demanda também está associada a ações voltadas à segurança pública e ao controle da violência e dos acidentes de trânsito no estado. De acordo com a Sesap, operações de segurança integradas, como a Operação Verão, que ocorreu entre 9 de janeiro e 23 de fevereiro, contribuíram para a redução de ocorrências que resultam em internações hospitalares. Durante esse período, quase 25 mil veículos foram fiscalizados, 20.850 testes de bafômetro realizados e mais de 1.250 autuações registradas.

A secretária adjunta de Saúde do RN, Leidiane Queiroz, ressaltou que a diminuição da ocupação no Walfredo Gurgel está ligada a investimentos em diferentes áreas. “Saúde pública é um resultado de ações integradas em setores como segurança, educação e assistência social. Estamos avançando e continuaremos investindo no hospital, com a meta final de construir um novo Hospital de Trauma para o estado”, afirmou.

Além das medidas estaduais, a Sesap reforça a importância da atuação dos municípios na ampliação da atenção primária para evitar que casos menos graves precisem ser encaminhados ao Walfredo Gurgel. A pasta segue monitorando a situação e trabalhando para manter a redução da superlotação na unidade.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Notícias relacionadas

Saúde

O Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel, em Natal, emitiu um alerta à população sobre uma nova tentativa de golpe praticada por criminosos que se passam...

Saúde

O Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel enfrenta outro problema no serviço de tomografia. O único equipamento em operação quebrou, segundo a Sesap. O hospital tinha...

Saúde

O Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel, em Natal, recebeu na tarde desta sexta-feira (26) um novo tomógrafo. O equipamento foi alugado pelo Governo do Estado...

Cidades

A noite de 11 de dezembro de 2024 marcou para sempre a vida de uma família de Parnamirim. Enquanto aproveitavam um lanche no bairro...

Publicidade

Copyright © 2025 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

X
AO VIVO