Conecte com a gente

Olá, o que você está procurando?

Rio Grande do Norte

Autismo no RN afetava 37 mil pessoas até o Censo 2022, revela IBGE

Natal inicia emissão da Carteira da Pessoa com TEA em formato físico na abertura do Setembro Verde. Documento poderá ser solicitado via Natal Digital.
Foto: Roberto Dziura Jr/AEN-PR

O Rio Grande do Norte tinha 37.625 pessoas diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) até o último Censo realizado em 2022, segundo dados divulgados nesta sexta-feira (23) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O levantamento revelou que o autismo no RN atingia, até aquele ano, 1,1% da população — índice levemente inferior à média nacional, que é de 1,2%.

Leia também:
Natal institui Portal TEA para assegurar direitos a portadores do espectro autista

Os dados apontam uma diferença significativa entre os sexos. Do total de potiguares diagnosticados, 23.454 eram homens e 14.170 mulheres. A prevalência entre os homens era de 1,5%, enquanto entre as mulheres o índice ficou em 0,8%.

Crianças lideram os índices de TEA

A maior concentração de diagnósticos foi registrada entre meninos de 5 a 9 anos, com uma taxa de 4,2%. Em seguida, estão os meninos de 0 a 4 anos, com 3,0%. Entre as meninas, os índices são menores: 1,3% na faixa de 0 a 4 anos e 1,2% dos 5 aos 9. A prevalência do TEA tende a diminuir com o aumento da idade, ficando abaixo de 1% a partir dos 20 anos, tanto para homens quanto para mulheres.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Entre os municípios, Natal liderava com 1,4% da população diagnosticada com TEA, seguida por Mossoró, Parnamirim e São Gonçalo do Amarante, todas com 1,3%. Entre os homens, Mossoró apresentava o maior índice (1,9%), seguido por Natal (1,8%).

RN também registrava mais dificuldades funcionais

Além das informações sobre o autismo no RN, o Censo 2022 identificou taxas mais altas de dificuldades funcionais permanentes no estado em comparação com a média nacional. O destaque foi para as seguintes categorias:

  • Dificuldade para enxergar: 4,8% no RN, contra 4,0% no Brasil

  • Dificuldade para ouvir: 1,5% no RN, ante 1,3% nacional

  • Limitação mental: 1,7% no RN, superando os 1,4% do país

Quando comparado ao Nordeste, o RN apresentou resultados semelhantes ou ligeiramente inferiores, exceto na limitação mental, onde superou a média regional de 1,6%.

Essa foi a primeira vez que o Censo investigou especificamente o TEA, resultado da Lei nº 13.861/2019, que determinou a inclusão do tema nos levantamentos demográficos.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Notícias relacionadas

Economia

A nova pesquisa do IBGE mostra que idosos trabalhando no Brasil se tornaram um fenômeno cada vez mais presente no mercado de trabalho. O...

Meio Ambiente

Incêndio em Currais Novos mobilizou o Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte (CBMRN) no final da tarde de sábado (6). A...

Polícia

Uma jovem de 18 anos, identificada como Maria Ariane da Silva, foi assassinada a tiros na noite desta quarta-feira (5) no conjunto Alfredo Mesquita,...

Economia

O Rio Grande do Norte abriu 11 novos mercados internacionais em 2025, ampliando sua presença no comércio exterior e diversificando destinos quando comparado a...

Publicidade

Copyright © 2025 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

X
AO VIVO