Conecte com a gente

Olá, o que você está procurando?

Política

Plano contra violência à mulher é aprovado no Senado

Brasil registra 1.470 feminicídios em 2025, maior número da série histórica. Dados apontam quatro mulheres assassinadas por dia no país.
Foto: Reprodução/Freepik

A Comissão de Segurança Pública (CSP) aprovou, na terça-feira (10), o plano contra violência à mulher, que agora segue para a Câmara dos Deputados. A proposta, de autoria da senadora Damares Alves (Republicanos-DF), recebeu parecer favorável do senador Astronauta Marcos Pontes (PL-SP) e tem caráter terminativo, o que dispensa nova votação no Senado — salvo se houver recurso.

Leia também:
Sem benefício por idade em crimes de estupro, decide Senado

O texto propõe a criação do Plano Nacional de Prevenção e Enfrentamento à Violência contra a Mulher, previsto na Lei 13.675/2018. A medida visa estabelecer estratégias permanentes para combater todas as formas de violência, reconhecendo esse tipo de agressão como uma grave violação dos direitos humanos.

Medidas para proteção e prevenção

O projeto define diretrizes como a proteção da família, o atendimento humanizado às vítimas e o incentivo à denúncia. Além disso, propõe ações educativas para a população, capacitação de agentes públicos e monitoramento de agressores.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Damares Alves explicou que o objetivo é garantir a continuidade das políticas públicas, mesmo com mudanças de governo. Ela destacou dados do DataSenado que revelam um aumento nas violências psicológica, moral e patrimonial, afetando mais de 25 milhões de brasileiras.

Para Marcos Pontes, o plano contra violência à mulher adota uma abordagem sistêmica, respeitando a diversidade sociocultural e priorizando a dignidade da vítima. Ele também ressaltou a importância de fortalecer canais de denúncia, produzir dados confiáveis e estimular pesquisas científicas sobre o tema.

Notícias relacionadas

Polícia

Uma jovem de 25 anos foi assassinada a tiros pelo companheiro na cidade de Jaçanã, na região do Trairi potiguar, no domingo (25). após...

Polícia

A Polícia Civil do Rio Grande do Norte divulgou, nesta segunda-feira (26), os dados atualizados sobre a violência contra a mulher no estado, com...

Brasil

O Senado Federal tem 19 propostas de emenda à Constituição (PECs) prontas para deliberação em Plenário. Entre os principais destaques está a proposta que...

Brasil

O Brasil registrou em 2025 o maior número de feminicídios já contabilizado no país. Ao longo do ano, 1.470 mulheres foram assassinadas por motivação...

Publicidade

Copyright © 2025 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

X
AO VIVO