O presidente norte-americano Donald Trump anunciou uma tarifa de 30% sobre todas as importações da União Europeia. A medida também atingiu países como México, Brasil e Coreia do Sul, e faz parte de um pacote com mais de 20 ações econômicas unilaterais.
União Europeia quer evitar escalada
Von der Leyen declarou que o bloco se prepara para uma reação proporcional, caso as conversas com Washington não avancem. No entanto, destacou que a prioridade segue sendo a via diplomática. “Vamos usar o tempo que temos até 1º de agosto. Porém, estamos prontos para responder, se necessário”, declarou.
Anúncio. Rolar para continuar lendo. Além disso, a líder europeia anunciou um novo acordo político de livre comércio com a Indonésia, demonstrando o esforço da UE em diversificar suas parcerias comerciais diante do protecionismo norte-americano.
Enquanto isso, Trump justifica as tarifas como forma de corrigir déficits comerciais históricos. Em cartas enviadas a líderes internacionais, o presidente alegou que a relação comercial com o bloco europeu “nunca foi recíproca”. Ele também responsabilizou o México pela crise do fentanil nos EUA.
Ouça a 95 Mais FM ao vivo