A partir de agosto, os planos de saúde passarão a atender pacientes do SUS em seis especialidades, promovendo acesso mais rápido aos serviços médicos especializados. A medida integra o programa federal Agora Tem Especialistas, cujo foco está na redução das filas de espera do Sistema Único de Saúde em todo o país.
O Ministério da Saúde informa que R$ 750 milhões em dívidas das operadoras serão convertidos em atendimentos especializados voluntários. Os valores serão ressarcidos ao SUS por atendimentos das redes privadas contratadas pelos pacientes.
Esses recursos ampliarão o acesso da população aos serviços de oncologia, cardiologia, ginecologia, oftalmologia, ortopedia e otorrinolaringologia, aliviando a sobrecarga da rede pública de saúde e agilizar diagnósticos em áreas de alta demanda e criticidade.
Para aderir ao programa, os planos devem comprovar capacidade técnica e operacional, apresentar uma matriz de oferta compatível com as necessidades do SUS e formalizar o interesse pela plataforma InvestSUS.
LEIA TAMBÉM: Homem é preso após tentar subornar policiais na Zona Norte de Natal
