Conecte com a gente

Olá, o que você está procurando?

Brasil

Licenciamento ambiental: lei sancionada com 63 vetos

Foto: Marcelo Camargo

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou, na sexta-feira (8), a lei do licenciamento ambiental, mas com 63 vetos em dispositivos que ameaçavam a proteção ambiental. A medida, chamada de PL da Devastação por ambientalistas, foi alvo de críticas pelo potencial retrocesso. Contudo, o Planalto afirmou que os vetos asseguram a integridade do licenciamento ambiental e a segurança jurídica.

Leia também:
Água do São Francisco chega à Barragem de São Gonçalo (PB)

Além disso, o governo consultou a sociedade civil antes de definir os vetos. A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, destacou que o objetivo é acelerar processos sem comprometer a qualidade da análise ambiental, essencial em um cenário de crise climática e perda da biodiversidade.

Vetos garantem proteção e diálogo com o Congresso

Entre os pontos vetados está o licenciamento simplificado para empreendimentos de médio potencial poluidor, que inclui o licenciamento por autodeclaração. Assim, a Licença por Adesão e Compromisso (LAC) continuará limitada a obras de baixo impacto ambiental.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Por outro lado, o governo vetou a transferência ampla da definição dos critérios de licenciamento para estados, mantendo padrões nacionais obrigatórios. Também foi mantida a proteção especial para a Mata Atlântica, bioma em situação crítica com apenas 24% da vegetação original.

Ainda assim, o presidente Lula vetou dispositivos que limitavam a consulta a povos indígenas e comunidades quilombolas, garantindo o direito à participação mesmo em territórios em fase de reconhecimento.

E, ainda o governo também editou uma medida provisória para tratar do Licenciamento Ambiental Especial (LAE), mantendo a fase de análise em etapas, sem simplificação monofásica, para obras consideradas estratégicas.

Ouça a 95 Mais FM ao vivo

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Notícias relacionadas

Política

A polêmica sobre a indicação ao STF ganhou força neste domingo (30), depois que o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), divulgou uma nota...

Polícia

O caso de violência contra menor identificado em Uiramutã, no interior de Roraima, mobilizou a Polícia Civil e preocupou autoridades da rede de proteção....

Economia

O salário mínimo 2026 deve ficar em R$ 1.627, segundo a nova estimativa enviada pelo Ministério do Planejamento e Orçamento (MPO) ao Congresso. Anteriormente,...

Brasil

Um  ataque no Zoológico da Bica deixou um homem morto na manhã deste domingo (30), em João Pessoa. Segundo informações iniciais, a vítima invadiu...

Publicidade

Copyright © 2025 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

X
AO VIVO