A líder da oposição venezuelana, Maria Corina Machado, foi contemplada com o Prêmio Nobel da Paz de 2025, anunciado nesta sexta-feira (10). O Comitê Norueguês do Nobel reconheceu seu trabalho incansável pela promoção da democracia e pelos esforços em garantir uma transição pacífica da ditadura para a democracia na Venezuela.
Leia também:
Maduro toma posse na Venezuela em meio à tensão política e isolamento internacional
Em janeiro deste ano, Maria Corina Machado foi presa durante uma manifestação contra a posse do presidente Nicolás Maduro. Tiros foram disparados contra ela e integrantes de seu partido. A líder oposicionista passou algumas horas detida, antes de ser liberada. Na ocasião, reforçou a importância da resistência à ditadura e da luta pela liberdade no país.
Reconhecimento internacional
O comitê do Nobel destacou que Maria Corina unificou a oposição venezuelana, resistiu à militarização da sociedade e apoiou uma transição pacífica para a democracia, atendendo aos critérios do testamento de Alfred Nobel para o prêmio da Paz.
Carreira política e ativismo
Maria Corina Machado fundou a Fundação Atenea em 1992, auxiliando crianças de rua em Caracas, e a Súmate, organização que promove eleições livres. Foi eleita para a Assembleia Nacional em 2010 e, após ser expulsa pelo regime chavista em 2014, liderou o partido Vente Venezuela.
Em 2017, ajudou a fundar a Soy Venezuela, aliança entre opositores de Maduro. Em 2024, sua candidatura à presidência foi impedida, mas apoiou outro candidato oposicionista, Edmundo González Urrutia.
Sobre o Prêmio Nobel
O Prêmio Nobel é concedido anualmente em Estocolmo, Suécia, em reconhecimento a pessoas que contribuem para a humanidade em áreas como Paz, Medicina, Física, Química, Literatura e Economia. Foi criado com base no testamento do inventor Alfred Nobel, em 1895. Entre laureados estão Albert Einstein (1921), Martin Luther King (1964) e Malala Yousafzai (2014).
Os anúncios dos vencedores do Prêmio Nobel de 2025 seguem ao longo desta semana e da próxima, com o Nobel de Economia previsto para segunda-feira (13).
Com informações do SBT News
