O ministro dos Transportes, Renan Filho, afirmou nesta semana que proposta de mudanças na obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) vai incluir oferecimento de cursos teóricos gratuitos pelo governo federal. Ideia do Executivo é que alterações comecem a valer ainda em 2025.
“Vamos oferecer o curso às pessoas gratuitamente. Curso de legislação, cidadania, direção defensiva, meio ambiente. As matérias necessárias para tirar uma carteira de habilitação na prova teórica”, disse o ministro, em entrevista ao programa “Bom Dia, Ministro”, da EBC.
Segundo ministério, objetivo da proposta que acaba com obrigatoriedade de aulas em autoescolas para tirar CNH é reduzir custo e burocracia do documento para a população e diminuir índice de motoristas sem carteira. “Em poucos países do mundo há a obrigatoriedade de o cidadão fazer um processo tão burocrático como aqui no Brasil, e é isso que a gente está procurando corrigir”, explicou.
O que defende a proposta
Interessados em tirar carteira de motorista poderão decidir como e onde aprender, de forma presencial, online ou em formato híbrido. Escolhas serão entre:
- Curso online oferecido pelo governo federal;
- Autoescolas tradicionais;
- Escolas públicas de trânsito, como Detran, ou instituições credenciadas.






















































