A ministra Rosa Weber assumiu, nesta segunda-feira (12), a presidência do Supremo Tribunal Federal (STF) e o ministro Luís Roberto Barroso será o vice-presidente da Corte. Rosa Weber é a terceira mulher a presidir o STF. Antes dela, a ministra Cármen Lúcia e a ministra aposentada Ellen Gracie também ocuparam o posto. Ao discursar no final da cerimônia, a ministra defendeu um Poder Judiciário independente, forte e uma imprensa livre.
Além das formalidades de posse, também discursaram na solenidade, a ministra Cármen Lúcia e também o Procurador-Geral da República, Augusto Aras. “Vossa excelência tem a solidez do conhecimento jurídico aliada ao comedimentos dos meios e dos modos com o qual exerce a liderança, o que certamente muito auxiliará a conduzir o Poder Judiciário brasileiro pelas vias democráticas da concretização de direitos, com independência, ética e rigor”, ressaltou Cármen Lúcia.
O Procurador-Geral da República também se manifestou na solenidade.”A despeito de todo o peso de nossa responsabilidade, temos essa certeza e alegria quando servimos fielmente o nosso país. Tenho para mim que esta solenidade de posse é uma grande festa cívica”, destacou Aras.
Havia a expectativa para a presença do presidente Jair Bolsonaro (PL) no evento, mas ele não compareceu. O candidato do PT à Presidência da República, Luiz Inácio Lula da Silva, também não esteve na solenidade. Os presidentes do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e da Câmara, deputado Arthur Lira (PP-AL), estiveram na cerimônia.
