A Operação Praia Segura começa neste fim de semana no Rio Grande do Norte como uma estratégia integrada do Corpo de Bombeiros Militar do RN (CBMRN) em parceria com o Governo do Estado. A iniciativa surge para reforçar a prevenção e a orientação da população durante o período de maior deslocamento de moradores e turistas em direção ao litoral potiguar, marcado por praias cheias e aumento dos riscos.
Leia também:
Lei Câmara Cascudo abre inscrições para projetos do Carnaval 2026
Assim, equipes do CBMRN estarão posicionadas nas principais rodovias que ligam Natal ao Litoral Sul e ao Litoral Norte. Nessas áreas, os bombeiros vão distribuir panfletos educativos com orientações de segurança, além de entregar pulseiras de identificação para crianças. Essa medida, certamente, facilita a rápida localização em casos de desencontro familiar, situação comum em praias lotadas.
Operação Praia Segura reforça prevenção nas praias do RN
Conforme informou o Corpo de Bombeiros, o foco central da Operação Praia Segura é fortalecer a cultura da prevenção. Além disso, a ação prioriza o cuidado com crianças e o uso seguro dos ambientes aquáticos, especialmente em um período em que crescem os registros de afogamentos e acidentes. Por isso, o trabalho educativo ganha protagonismo, indo além da atuação emergencial.
Depois das ações nas rodovias, a operação segue diretamente para a faixa de areia. Simultaneamente, equipes atuarão nas praias com orientações aos banhistas, destacando a importância de respeitar as recomendações dos guarda-vidas. Da mesma forma, os bombeiros reforçam a necessidade de observar as bandeiras de sinalização, que indicam áreas seguras ou impróprias para o banho de mar.
Embora muitos frequentadores já conheçam as regras básicas de segurança, o CBMRN destaca que a repetição das orientações salva vidas. Como mencionado anteriormente, evitar o banho em áreas de risco, não entrar no mar após consumo de álcool e manter atenção redobrada com crianças são atitudes simples, mas decisivas.
Além disso, o Governo do RN aposta na conscientização coletiva como forma de reduzir ocorrências graves durante o verão. Por outro lado, a colaboração da população é fundamental para o sucesso da operação. Assim, o CBMRN convida moradores e visitantes a participarem ativamente da campanha, seguindo as orientações e adotando comportamentos responsáveis.





















































