Conecte com a gente

Olá, o que você está procurando?

Tecnologia

Relatório aponta possível uso de bots nas redes na véspera do 8 de janeiro

Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasi

Análise feita pelo Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio (ITS Rio) mostra a existência de bots, no Twitter, no fim de semana marcado pelos atos golpistas. Foi identificado um alto número de uso de robôs nos posts que continham as hashtags “Festa da Selma”, “Selma” e “Supremo é o povo”, entre os dias 6 e 8 de janeiro.

Dos 19.580 usuários que compartilharam a última expressão, 35%, apresentaram “probabilidade de comportamento automatizado” com valor igual ou maior a 80%. Apenas 26,9% das contas foram responsáveis pelo compartilhamento de 15.579 tweets e RTs, ou seja, 44.2% do volume total coletado.

As hashtags analisadas são usadas, principalmente, por apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). A análise do ITS Rio referente ao Twitter foi feita pelo Pegabot, projeto da entidade em parceria com o Instituto Equidade & Tecnologia.

Pegabot consiste em uma plataforma na qual é possível “verificar a atividade de uma conta de rede social para saber a probabilidade do perfil ser bot. Quanto maior a nota, maior a chance de ser”, acrescenta o ITS Rio.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Gráfico (Reprodução/Análise)

Do total de tweets coletados, 17,7% eram nativos, ou seja, eram os “originais”, e 82,3% foram republicados por outras contas (RTs). Além disso, 85% dos usuários só realizaram a menção à hashtag “Supremo é Povo” até duas vezes, enquanto 31,6% foram responsáveis por 62% dos tweets.

Algumas contas fizeram compartilhamentos com a palavra-chave mais de 40 vezes. Uma fez mais de 136 publicações. Os 6.861 usuários com alta probabilidade de comportamento automatizado fizeram 15.579 tweets (44,2% do total). Entre as hashtags mencionadas junto a “SUPREMO É O POVO”, estão “brasilnasruas”, “golpedeestado” e “grevegeral”.

Gráfico (Reprodução/Análise)

Reprodução/Análise

Festa da Selma
As hashtags “Festa da Selma” e “Selma” foram analisadas entre a 00h37 do dia 4 até as 16h59 de 8 de janeiro. Elas foram mencionadas por 5.925 usuários, dentre os quais 43,8% (2.595) tem probabilidade de comportamento automatizado com nota igual ou superior a 80%.

Esses usuários responderam por 44,6% (3.469) do volume total de tweets coletados. “Festa da Selma” foi a forma como bolsonaristas se referiram à invasão das sedes dos Três Poderes.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Gráfico (Reprodução/Análise)

Dentre os tweets que compõem a amostra, 13,4% eram nativos, e 86,8%, RTs. Além disso, 26,9% dos usuários foram responsáveis por 52,2% das publicações. O levantamento mostra ainda que 89% das 5.925 contas fizeram menção à hashtag até duas vezes, enquanto algus fizeram compartilhamentos com a palavra-chave mais de 20 vezes, e uma, 32.

Entre as hashtags mencionadas junto a “Festa da Selma” e “Selma” estão “brasilnasruas”, “grevegeral” e “greve dos caminhoneiros”.

Gráfico (Reprodução/Análise)

Reprodução/Análise

SBT News

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Notícias relacionadas

Política

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) publicou neste domingo (14) um artigo no jornal norte-americano The New York Times. No texto, Lula...

Política

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) deixou o hospital em Brasília neste domingo (14), após passar por uma pequena cirurgia na pele. Escoltado pela Polícia...

Economia

No dia 16 de setembro, o Mercosul acordo EFTA será formalizado no Rio de Janeiro durante a reunião de chanceleres do bloco, presidida pelo...

Política

O ex-presidente Jair Bolsonaro (Bolsonaro condenado golpe) passou a integrar a lista de 10 chefes de Estado condenados por golpe de Estado desde a...

Publicidade

Copyright © 2025 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

X
AO VIVO