Um yanomami foi morto após ser atingido por um tiro durante um ataque a uma das comunidades da Terra Indígena Yanomami. Outros dois indígenas baleados foram transportados às pressas para o Hospital Geral de Roraima – HGR, onde estão internados. O ataque ocorreu na tarde de ontem (29) e foi realizado por garimpeiros na comunidade Uxiú.
O indígena baleado que não resistiu às lesões causadas como agente de saúde na comunidade. Segundo Junior Hekurari, presidente do Conselho Distrital de Saúde Indígena – Condisi Yanomami, outras informações serão repassadas às autoridades públicas responsáveis por proteger os indígenas e seus territórios.
A Terra Indígena Yanomami abrange uma extensa área de Roraima e uma parte do Amazonas, totalizando cerca de 9,6 milhões de hectares. A crise humanitária do povo yanomami se agravou nos últimos anos devido à invasão de garimpeiros e madeireiros. O governo implementou uma série de ações para socorrer as comunidades locais e retirar os não-indígenas de áreas exclusivas, incluindo uma declaração de emergência em saúde pública e o reforço das forças de segurança terrestres para retirar os invasores da reserva.
A ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara, já pediu ao Ministério da Justiça e Segurança Pública que determine à Polícia Federal – PF que investigue o caso. Uma comitiva interministerial está a caminho de Roraima para fortalecer ainda mais as ações de retirada dos criminosos da reserva indígena. A invasão criminosa da Terra Indígena Yanomami é um problema histórico e, apesar dos esforços do governo federal, ainda faltam muitas ações coordenadas para a retirada de todos os invasores do território.
*Com informações Agência Brasil