Conecte com a gente

Olá, o que você está procurando?

Cidades

Procon Natal vai notificar lojas que divulgam produtos sem preços em redes sociais

Foto: Reprodução

O Instituto Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor, Procon Natal, iniciou nesta semana, no comércio da cidade, fiscalização nos estabelecimentos que divulgam seus produtos em redes sociais. A fiscalização orientará os comerciantes para se adequarem no ambiente virtual sobre a forma correta de divulgação de preços e formas de pagamento dos produtos.

O objetivo da fiscalização é orientar os comerciantes para evitar possíveis abusos praticados contra os consumidores, como também garantir o cumprimento da lei e assegurar a tranquilidade e segurança dos consumidores.

O comércio eletrônico tem como ambiente de venda os sites e as redes sociais para comercialização de produtos e serviços. Mas muitos consumidores relatam ausência de preço como sendo o principal problema na negociação dessas plataformas.

Leis

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Segundo o Procon, as normas estão nas leis federal nº 10.962/2004, no art. 2 inciso III, da qual fala que “no comércio eletrônico, mediante divulgação ostensiva do preço à vista, junto à imagem do produto ou descrição do serviço, em caracteres facilmente legíveis”; no decreto federal nº 5.903/2006, art. 2º, do qual trata sobre “os preços de produtos e serviços deverão ser informados adequadamente, de modo a garantir ao consumidor a correção, clareza, precisão, ostensividade e legibilidade das informações prestadas”; como também o art. 6º, incisos III e IV, que preconiza que todo consumidor possui direito à informação adequada e clara sobre serviços e produtos, conforme a lei nº 8.078/1990 do Código de Defesa do Consumidor.

Para o diretor técnico do Procon Natal, Diogo Capuxú  “essa fiscalização é devido ao grande número de reclamação que o órgão está recebendo. Os estabelecimentos que apresentarem irregularidades encontradas pelos fiscais, serão notificados e terão prazo de dez dias para se adequarem, conforme notificação da fiscalização”.

Denúncia

Caso o consumidor passe por alguma situação de compra na internet e na hora da compra de não apresentar o preço do produto anunciado, pode procurar o Procon Natal munido de documentos que comprovem a falta de informação no meio virtual, ou seja, um print de tela no qual esteja acessando o site ou plataforma.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Para mais informações sobre o direito do consumidor na hora das compras, procurar atendimento presencial marcando agendamento pelos seguintes canais de atendimento: telefone: (84) 3232-9050, WhatsApp: (84) 8812-3865 e e-mail proconnatal@natal.gov.br.

Leia também: Boqueirão não abastece mais Jardim do Seridó a partir desta sexta. Entenda!

Notícias relacionadas

Mundo

Sadiq Khan e o guaraná voltou ao centro das discussões nas redes sociais neste domingo (30). Depois da repercussão negativa ao chamar a bebida...

Saúde

A retirada da medicação na Unicat provocou um cenário de caos na manhã deste sábado (29), em Natal. Desde cedo, a unidade registrou superlotação,...

Polícia

A Polícia Civil do Rio Grande do Norte prendeu, nesta sexta-feira (28), uma mulher de 42 anos suspeita de praticar cripto estelionato em Natal....

Natal

Dois homens foram resgatados após um afogamento na Praia de Areia Preta, em Natal, na tarde desta sexta-feira (28). Eles saltaram das rochas e...

Publicidade

Copyright © 2025 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

X
AO VIVO