O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da Secretaria Municipal de Saúde de Natal (SMS) antecipou a campanha de vacinação antirrábica para cães e gatos na capital. A vacinação vem ocorrendo por meio de visitas, de casa em casa, desde maio, nas áreas de risco, onde registram casos da doença. Neste sábado (23) a SMS/Natal vai disponibilizar dois pontos fixos, nos bairros de Mãe Luiza e Pitimbu. Podem ser vacinados animais sadios a partir dos três meses de idade.
Confira os locais de vacinação:
- UBS Aparecida (Rua Guanabara, 195)
- USF Mãe Luiza (Rua João XXIII, s/n)
- Superbox (Rua dos Cisnes, 36, Pitimbu)
A situação epidemiológica, na qual 13 morcegos foram encontrados positivos, nos cinco distritos do município fez com que houvesse a antecipação da campanha em 2022.
A previsão para o Dia D de Vacinação Antirrábica segue em 13 de agosto, com postos de vacinação durante todo o sábado em diversos pontos, especialmente nas unidades de saúde. Os bairros onde a campanha segue com antecipação porta a porta até sexta (22) são: Lagoa Azul, Potengi, Planalto, Neópolis, Alecrim e Felipe Camarão.
Sobre a Raiva:
A Raiva é uma doença transmissível que atinge mamíferos como cães, gatos, bois, cavalos, macacos, morcegos e também o homem. É causada por um vírus que ataca o sistema nervoso central e apresenta letalidade em 100% dos casos. A transmissão ocorre quando a saliva do animal infectado entra em contato com a pele ou mucosa por meio de mordida, arranhão ou lambedura do animal.
Em caso de agressão por animal, é imprescindível a limpeza do ferimento com água corrente abundante e sabão para diminuir o risco de infecção. Em seguida recomenda-se procurar a unidade de referência para o primeiro atendimento, que em Natal é a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Cidade da Esperança para realização do esquema profilático, conforme prescrição médica.