Conecte com a gente

Olá, o que você está procurando?

Polícia

Uma a cada quatro pessoas não consegue pagar as contas, aponta CNI

Foto: SBT News

Uma pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI) aponta que um a cada quatro brasileiros não consegue pagar todas as contas do mês. Outros 44% conseguem quitar as despesas, mas o que sobra do orçamento é pouco ou quase nada. O estudo foi divulgado nesta segunda-feira (8), e também revela que 16% dos entrevistados tiveram que vender algum bem para colocar as contas em dia.

Entre os mais apertados, 19% deixam as dívidas de um mês para o outro, 3% recorrem a empréstimos e 2% utilizam o limite do cheque especial. Os boletos de água e de luz já deixaram de ser pagos por 34% dos entrevistados e 19% não conseguiram arcar com o plano de saúde.

A amostra também revela que 69% dos brasileiros não conseguem guardar dinheiro e para conseguir aliviar o peso no orçamento, tiveram que abrir mão de gastos com lazer e itens de uso pessoal, como roupas e calçados. Segundo o levantamento, 45% dos entrevistados deixaram de comer fora de casa, 43% diminuíram gastos com transporte público e 40% tiveram que fazer cortes no supermercado.

Para o presidente da CNI, Robson Braga de Andrade, o cenário foi agravado por um conjunto de fatores. “A pandemia de Covid-19 e uma série de outros desafios, como a guerra na Ucrânia, comprometeram a recuperação da economia e a retomada do crescimento no Brasil. A aceleração da inflação levou a um novo ciclo de aumento de juros, o que desestimulou o consumo e os investimentos”, afirma.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Otimismo

Embora o difícil momento para parcela considerável da população, o brasileiro mantém-se otimista e, para 56% dos entrevistados, até dezembro a situação econômica pessoal será melhor ou muito melhor. Os mais esperançosos são os jovens, com idade de 16 a 24 anos. Para 67% desse grupo, as coisas estarão um pouco ou muito melhores nos próximos meses.

O presidente da Confederação explica que é possível enxergar uma luz no fim do túnel. “Ao menos, estamos diante de um cenário de recuperação do mercado de trabalho, com redução do desemprego e aumento do rendimento da população – o que nos dá uma perspectiva de superação, ainda que gradual, dessa série de dificuldades que as famílias estão enfrentando”, completa.

Fonte: SBT News

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Notícias relacionadas

Saúde

Uma pesquisa internacional revelou que o toque físico consensual pode ser benéfico para a saúde mental. Foi comprovado ainda que o toque pode aliviar...

Economia

O preço dos ovos de páscoa estão 12,32% mais caros em Natal, de acordo com pesquisa do Instituto Municipal de Proteção e Defesa do...

Mundo

Profissionais brasileiros das áreas de construção civil, logística, alimentícia, engenharia, industrial, manufatura, saúde, serviços sociais e tecnologia da informação, tem o sonho de trabalhar...

Economia

O gasto médio dos turistas durante o período da alta estação no Rio Grande do Norte foi de R$ 405,19 no mês de janeiro,...

Publicidade

Copyright © 2022 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

X
AO VIVO