O Navio Veleiro Cisne Branco atracou em Natal nesta quarta-feira (17) em viagem de comemoração ao Bicentenário da Independência do Brasil. Desta vez, o veleiro não será aberto para visitação pública. Com 76 metros de comprimento e 46 metros de altura em seu mastro principal – o “Mastro do Grande”, – o Navio é um “Veleiro de Grande Porte”, um “Tall Ship” em inglês, dedicado à “Educação pelo Mar, com o Mar e para o Mar”. A tripulação é composta por 52 militares e possui capacidade de 36 tripulantes em instrução. Foi incorporado à Marinha do Brasil em março de 2000, quando fez a sua primeira viagem, percorrendo a “Rota do Descobrimento”, de Portugal ao Brasil, em comemoração aos 500 anos do Descobrimento do Brasil.
O veleiro realiza, desde fevereiro de 2022, essa viagem em “Comemoração do Bicentenário da Independência do Brasil”, pela qual, em visita a portos internacionais e nacionais, tem estreitado os laços históricos de amizade com os países irmãos, assim como tem despertado os sentimentos de cidadania e de patriotismo em todos os brasileiros que contemplam o Navio.
Na viagem que está realizando, o NVe Cisne Branco percorreu os países da América Latina junto com outros veleiros, Navios-Escola de diversos países, passando pelo Uruguai, Argentina, Chile, Peru, Equador, cruzando o Canal do Panamá, e seguindo para Colômbia, República Dominicana, Curaçao e México.
Neste ano de 2022, foi organizado pela Marinha do Brasil, como um dos eventos oficiais em comemoração da Independência do Brasil.