Conecte com a gente

Olá, o que você está procurando?

Brasil

Golpe da ”mão fantasma” prejudica milhares de brasileiros que usam Internet no celular

Todos os dias inúmeras pessoas são vítimas de hackers ou gente maliciosa que conseguem acessar celulares, computadores, dados importantes e o principal: senhas. Mais uma fraude foi identificada pelas instituições financeiras e autoridades.

SOBRE O NOVO GOLPE

A ”mão fantasma” é uma nova maneira que golpistas conseguem ver todas as suas informações sigilosas e roubá-las em tempo real, diretamente da tela do seu celular. Conhecido também como Golpe do Acesso Remoto, é uma nova categoria de alto risco que ataca exclusivamente dispositivos móveis, sendo descrito pelos especialistas como “uma mão invisível, que usa o seu celular bem na sua frente”. A nova modalidade de golpe já totaliza mais de 40 mil vítimas no Brasil, segundo o Banco do Brasil e em países da América Latina e voltou com força total durante o período da pandemia.

Como funciona?
Tudo começa com uma ligação na qual o criminoso se apresenta como funcionário de uma instituição financeira ou usando abordagem oferecendo emprego. As abordagens são variadas, mas, no geral, costumam causar um impacto emocional, afirmando que há uma movimentação estranha na conta, compras suspeitas, tentativas de invasão na conta, e até mesmo solicitação para atualizar mecanismos de segurança no aplicativo.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

O golpe acontece quando o “atendente” solicita a instalação de um app para rastrear a suposta transação alegando que seria para descobrir quem estaria usando seu app.
Os falsos funcionários são cordiais, falam bem, usam recursos tecnológicos, como as gravações das centrais, e simulam transferências para outros atendentes. Podem, inclusive, mascarar o número do telefone, se passando por falsas centrais bancárias. Caso você instale esse app, os criminosos terão acesso a todo o conteúdo do seu celular.

Como você pode se proteger?
Primeiro: bancos  não ligam solicitando a instalação de nenhum tipo de aplicativo.
Não cadastre a mesma senha usada no banco em outros serviços.
A forma oficial de baixar o App de banco ou qualquer um que desejar é realizada pela loja de aplicativos do seu celular.
Nunca instale apps desconhecidos.
Desconfie de mensagens que falem sobre benefícios exagerados ou com senso de urgência.

Caso você seja vítima, entre em contato com o 190 e denuncie.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Notícias relacionadas

Cidades

As agências bancárias voltarão a funcionar a partir das 12h desta Quarta-feira de Cinzas (14). O atendimento estava suspenso desde a última segunda-feira (12),...

Cidades

O contribuinte potiguar pode pagar o IPTU e a Taxa de Lixo via app do Banco do Brasil. A Prefeitura de Natal, por meio...

Brasil

O Banco do Brasil foi considerado o mais sustentável do mundo pela consultoria Corporate Knights, que avalia o desempenho em sustentabilidade corporativa de cerca...

Brasil

O aplicativo Celular Seguro lançado pelo governo federal já tem mais de 100 mil downloads no seu primeiro dia, segundo dados do navegador Android. A Apple...

Publicidade

Copyright © 2022 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

X
AO VIVO