Conecte com a gente

Olá, o que você está procurando?

Mundo

Celibato pode deixar de ser obrigação? Papa Francisco diz estar disposto a rever

Foto: Reprodução/Vatican News

Em entrevista ao portal argentino Infobae, Papa Francisco, que completa daqui a dois dias 10 anos como Papa, afirmou que está disponível para rever o celibato no seio da Igreja Católica:

“Não há nenhuma contradição em que um padre se possa casar. O celibato na Igreja ocidental é uma prescrição temporária; não sei se se resolve de uma forma ou de outra, mas é provisória. Na Igreja Católica há sacerdotes casados: Todo o rito oriental é casado. Todo. Aqui na Cúria temos um – hoje deparei-me com ele – que tem a sua esposa, o seu filho”.

Aos 86 anos de idade destaca a necessidade de nomear mais mulheres para cargos de responsabilidade no Vaticano e reconhece que “às vezes o celibato pode levar ao machismo”.

“O Conselho da Economia é composto por seis cardeais e seis leigos. Os leigos [eram] todos homens, claro. Teve de ser renovado e coloquei um homem e cinco mulheres. Em vez de colocar um vice-governador, coloquei uma vice-governadora, e ele [o governador, Fernando Berges] sente-se muito mais ajudado porque as mulheres resolvem as questões e resolvem bem”.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Papa Franscisco há quatro anos disse que “o celibato não é um dogma de fé; é uma regra de vida que eu aprecio muito e acredito que seja um dom para a Igreja. Não sendo um dogma de fé, sempre temos a porta aberta.”

Dogmas são coisas que a Igreja considera “verdades absolutas”, pontos fundamentais e indiscutíveis de sua fé, e que, portanto, não podem ser modificados. A ressurreição de Cristo e a Santíssima Trindade, por exemplo, são “dogmas”.

Obrigatoriedade do celibato e redução de vocação:

Por volta dos séculos 3º e 4º já existiam movimentos dentro do catolicismo propondo que os religiosos deveriam praticar o celibato. Mas é no primeiro e no segundo concílios de Latrão, no século 12, que se estabeleceu a obrigatoriedade do celibato.

A Igreja Católica enfrenta há décadas uma crise de vocação. Diminuiu drasticamente o número de aspirantes a padre, e o celibato, em parte, explica isso. O celibato está também na raiz dos abusos sexuais cometidos por padres, bispos e cardeais.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Fonte: Metrópoles

Notícias relacionadas

Internacional

O Vaticano afirmou nesta segunda-feira (8) que cirurgias de mudança de sexo, aborto e barriga de aluguel são “graves ameaças à dignidade humana”. As...

Internacional

O Papa Francisco decidiu cancelar os compromissos desta segunda-feira (26) em decorrência de uma “leve gripe”. O anúncio foi divulgado pela Santa Sé, que...

Cidades

O Papa Francisco disse aos fiéis na Praça de São Pedro, no Vaticano, nesta quarta-feira (17), que o prazer sexual é um “presente de...

Mundo

O presidente da Argentina, Javier Milei, enviou uma carta ao Papa Francisco pedindo para que ele visite a Argentina e ajude na pacificação e...

Publicidade

Copyright © 2022 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

X
AO VIVO