Conecte com a gente

Olá, o que você está procurando?

Política

Moraes vai relatar ações contra Lei da Dosimetria

O ministro Alexandre de Moraes suspendeu a aplicação da Lei da Dosimetria até que o STF analise ações que questionam a constitucionalidade da norma.

O Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, será o relator das ações que contestam a constitucionalidade da Lei da Dosimetria.

O presidente do Congresso Nacional, Davi Alcolumbre, promulgou a norma nesta sexta-feira (8).

Lei prevê redução de penas

A Lei da Dosimetria permite a redução das penas de condenados pelos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023.

Além disso, o ministro Alexandre de Moraes relatou as ações penais envolvendo acusados condenados pelos ataques às sedes dos Três Poderes.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Entre os réus condenados está o ex-presidente Jair Bolsonaro.

PSOL-Rede e ABI acionaram o STF

Até o momento, o Supremo Tribunal Federal recebeu ações protocoladas pela federação PSOL-Rede e pela Associação Brasileira de Imprensa.

Os autores das ações contestam a decisão do Congresso Nacional, que derrubou o veto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao projeto de lei.

Segundo a federação PSOL-Rede, a redução das penas afeta crimes contra a democracia e representa “gravidade institucional”.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Além disso, os partidos afirmaram que a medida exige atuação imediata do Supremo Tribunal Federal.

Já a ABI declarou que a nova legislação “banaliza” ataques à democracia brasileira.

Moraes deu prazo para manifestações

Após assumir a relatoria do caso, Alexandre de Moraes determinou prazo de cinco dias para manifestações da Presidência da República e do Congresso Nacional.

Em seguida, a Advocacia-Geral da União e a Procuradoria-Geral da República também deverão apresentar posicionamentos.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Depois disso, Moraes decidirá se suspende ou não os efeitos da lei. No entanto, o STF ainda não definiu prazo para a decisão final.

PT, PCdoB e PV também vão contestar lei

A federação formada por Partido dos Trabalhadores, Partido Comunista do Brasil e Partido Verde também anunciou que pretende questionar a Lei da Dosimetria no Supremo.

Segundo os partidos, crimes contra o Estado Democrático de Direito não devem receber penas mais brandas.

Além disso, as legendas afirmaram que esse tipo de crime representa uma das mais graves ameaças ao sistema constitucional brasileiro.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Notícias relacionadas

Justiça

O concurso da PM do RN foi suspenso por decisão do ministro Edson Fachin, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF). A medida foi tomada...

Política

O Marco Legal do Transporte foi sancionado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva neste domingo (14), com vetos, e passa a estabelecer novas...

Brasil

Flávio Bolsonaro afirmou neste sábado (13) que lamenta não poder assistir à estreia da seleção brasileira na Copa do Mundo de 2026 ao lado...

Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva divulgou neste sábado (13) uma mensagem de apoio à Seleção Brasileira antes da estreia na Copa do...

Publicidade

Copyright © 2025 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

X
AO VIVO