O compositor Chico Lopes, 85 anos, que ficou conhecido pelo hit “Fã de Eliane”, morreu nesta quinta-feira (11). O cantor, que também era popularmente chamado de “Astro de Mossoró”, ganhou notoriedade por uma música em homenagem ao trabalho da forrozeira cearense Eliane, considerada a rainha do forró.
A banda Aquarius, grupo o qual Chico Lopes fazia parte, publicou nota de falecimento do compositor. “Sabemos de sua importância não só pra Banda Aquárius, mais como um todo em geral para o forró, que através de sua FÃ DE ELIANE atingiu limites e barreiras inexplicáveis. Todos que passaram pela Banda Aquárius de alguma forma tem alguma sintonia e alguma lembrança com o Chico, que por onde passava arrancava risos”, explicou .
Segundo o cantor Xampu, líder da banda Aquarius — grupo o qual Chico Lopes fazia parte — o compositor foi atropelado na Avenida Dedé Brasil, em Fortaleza. Ele estava indo ao encontro de amigos para tomar café. Uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) chegou a ser acionada para realizar atendimento. Chico Lopes sofreu um forte impacto na cabeça. A equipe médica chegou a levar o compositor ao Instituto Doutor José Frota (IJF), mas ele não resistiu e veio a óbito.
Na canção “Fã de Eliane”, letra que impulsionou o nome do compositor na década de 1990, Chico Lopes dizia: “Alô, Eliane, ô me atenda pelo telefone. Quem tá falando é Chico Lopes, o novo astro lá de Mossoró. Sou louco pra te conhecer, sou apaixonado pela sua voz”.
A cantora prestou homenagem a Chico Lopes em sua página no Instagram:
“Grande Chico… querido Chico… vim prestar essa singela homenagem como imensa gratidão pelo carinho e por ter declarado para todo o Brasil a admiração para comigo numa canção. Por esse motivo que eu faço questão de cantar sua música nos meus shows como gratidão. Você foi o meu fã número 1 e sempre será! Espero que encontre um LP de Eliane aonde estiver… aos familiares, meus sentimentos neste momento tão difícil! Descanse em paz, Chico Lopes!”
Ver essa foto no Instagram