Conecte com a gente

Olá, o que você está procurando?

Brasil

CPMI do 8 de janeiro começa a votar requerimentos nesta terça-feira

Foto: Marcelo Camargo/ABr

A CPMI dos Atos Golpistas do 8/01 começa nesta terça-feira (13) os primeiros requerimentos de convocações e convites para depoimentos. São 285 pedidos feitos por parlamentares incluídos na pauta dessa primeira reunião de deliberação sobre pedidos individuais.

Leia as últimas notícias no portal SBT News

Na lista estão pedidos para ouvir ministro da Justiça e Segurança Pública do governo Bolsonaro, Anderson Torres, o ex-ajudante de ordem da Presidência tenente-coronel Mauro Cid Barbosa, o ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) do governo Lula, general Gonçalves Dias, entre outros.

Os requerimentos foram incluídos na pauta pelo presidente da comissão, deputado Arthur Maia (União-BA). São quase 900 requerimentos ao todo na fila: convocações, quebras de sigilos (bancários, telefônicos e fiscais), acesso a dados e documentos, transferências de processos e provas, entre outros.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

A relatora, a senadora Eliziane Gama (PSD-AM), tem o maior número de requerimentos nesse primeiro pacote, são 62. Um deles pede o convite do atual ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino.

Instalada em 25 de maio, a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) vai investigar os atos golpistas que resultaram nas invasões e depredações dos prédios sede do Executivo, Legislativo e Judiciário, em Brasília. Uma nova sessão deve ser realizada na 5ª feira (15.jun). O presidente da CPMI espera votar esse pacote nesses dois dias.

Supremo Tribunal Federal

Neste primeiro pacote de requerimentos a serem analisados, não há pedidos de quebra de sigilo. Há pedidos de informações e documentos como relatórios da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) e materia da CPI dos Atos Antidemocráticos da Câmara Legislativa do Distrito Federal.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Maia também afirmou que vai nesta 3ª feira ao Supremo Tribunal Federal (STF) para uma reunião com o ministro Alexandre de Moraes, relator dos processos contra golpistas. Parte dos requerimentos solicita acesso e documentos de inquéritos sigilosos que estão na Corte.

O presidente da CPMI inclui no primeiro pacote de análises apenas os requerimentos de processos sem siligo.

SBT News

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Notícias relacionadas

Economia

A partir deste sábado (4), o Banco Central iniciará o bloqueio de chaves Pix usadas em golpes e fraudes. A medida ocorre com base...

Brasil

A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que apura a fraude bilionária no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) prendeu por falso testemunho o presidente da Confederação Nacional de Agricultores...

Política

A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do INSS determinou a prisão em flagrante do empresário Rubens Oliveira Costa, por crime de falso testemunho. O presidente da...

Política

O Careca do INSS irá depor na CPMI que investiga fraudes no instituto nesta segunda-feira (15), às 16h. A confirmação foi feita pelo presidente...

Publicidade

Copyright © 2025 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

X
AO VIVO