Após adiamento da votação para Conselho Tutelar em Natal por problemas técnicos nos locais de votação, TRE-RN afirma que a responsabilidade das eleições são de responsabilidade das Comissões Especiais Eleitorais designadas pelos Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDICA) de cada cidade.
Na capital potiguar, o COMDICA Natal estava responsável pela logística e distribuição das urnas eletrônicas em seus respectivos locais de votação, mas a organização não foi eficaz.
De acordo com Ana Esmera Pimentel, Diretora-Geral do TRE-RN, a falha foi ocasionada pela distribuição equivocada das urnas eletrônicas em suas respectivas seções pelo COMDICA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente) de Natal, fato que resultou no adiamento do processo de escolha dos conselheiros tutelares, conforme nota pública emitida pelo Conselho.
No comunicado oficial, diz ainda que o papel da Justiça Eleitoral, neste pleito, é unicamente de apoio, com empréstimo de urnas eletrônicas e de lona, suporte técnico, treinamento de mesários e fornecimento da lista de eleitores. A participação do Tribunal está disciplinada na Resolução do TSE nº 23.719/2023. O Tribunal garante que as ocorrências registradas neste domingo em Natal não são de responsabilidade do TRE-RN. A distribuição, recolhimento e a totalização das urnas eletrônicas são atribuições dos Conselhos Municipais.
Em nota, o COMDICA Natal confirma o adiamento do Processo de Escolha dos Conselheiros Tutelares em virtude do equívoco na distribuição das urnas eletrônicas, ainda na mesma nota, um pedido de desculpas é feito à população.