Conecte com a gente

Olá, o que você está procurando?

Brasil

Câmara analisa projeto que exige Certidão de Antecedentes Criminais para casamento no civil

Foto: Reprodução

Um projeto de lei, de autoria da deputada federal Dayany do Capitão (União Brasil-CE), quer obrigar noivos e noivas do país a apresentarem a Certidão de Antecedentes Criminais e a Certidão Judicial de Distribuição Cível e Criminal, conhecidas como “Nada Consta”, para que possam se casar no civil.

De acordo com a justificativa, a documentação se mostra necessária para manter o equilíbrio entre a proteção dos direitos individuais e a proteção dos interesses públicos e sociais. Apesar disso, as certidões teriam finalidade informativa, e não seriam impeditivo para a realização do enlace.

“O objetivo é trazer a informação ao conhecimento de ambos os nubentes, visto que a informação segura oferece a oportunidade de reflexão, amadurecimento e tomada da decisão mais convicta sobre o casamento”, explica a parlamentar na proposta. A deputada, porém, reconhece que pessoas com histórico criminal podem mudar de postura e recomeçar uma vida fora do crime.

“É importante deixar claro que o PL preserva a ideia de que as pessoas que cometeram um crime podem mudar, ou seja, que os condenados podem reconstruir suas histórias e alcançar uma vida digna, plena e produtiva, longe da delinquência e criminalidade”.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Leia também: Unidade de Educação Infantil é alvo de arrombamento e merenda é roubada em Mossoró

Ainda no texto, ela faz um comparativo afirmando que as certidões são necessárias para posse em concurso público, para inscrição na Ordem dos Advogados do Brasil e na graduação de cargos militares, e, por isso, a exigência também caberia em casamentos.

A proposta será analisada pela comissão de Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família, em caráter conclusivo — ou seja, em caso de aprovação, não precisará passar pelo plenário da Câmara. O relator Pastor Eurico (PL-PE) já deu parecer favorável.

Atualmente, o Código Civil Brasileiro exige os seguintes documentos para a habilitação para o casamento:

Anúncio. Rolar para continuar lendo.
  • certidão de nascimento;
  • autorização por escrito dos eventuais responsáveis legais;
  • declaração de duas testemunhas maiores, que atestem conhecê-los e não existir impedimento legais à cerimônia;
  • declaração do estado civil, do domicílio e da residência dos noivos e de seus pais, se forem conhecidos;
  • certidão de óbito de cônjuge falecido, de sentença declaratória de nulidade ou de anulação de casamento anterior ou do registro da sentença de divórcio.

SBT Nordeste

Notícias relacionadas

Cultura

Com o objetivo de construir pontes, afetos e novas narrativas que reafirmam o papel do audiovisual como ferramenta de expressão, pertencimento e transformação social,...

Política

A “Lei Márcia Analia Felizardo da Silva”, aprovada na Câmara Municipal de Parnamirim, foi sancionada na segunda-feira (17), passando a nomear a legislação que...

Brasil

O ministro dos Transportes, Renan Filho, afirmou nesta semana que proposta de mudanças na obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) vai incluir oferecimento de cursos teóricos gratuitos pelo governo federal. Ideia...

Educação

O Rio Grande do Norte está sendo representado na 22ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, em Brasília, pelo projeto The World of Arduino,...

Publicidade

Copyright © 2025 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

X
AO VIVO